terça-feira, 29 de setembro de 2015

Em menos de uma semana, Facebook fica novamente fora do ar

No início da semana passada (segunda-feira, 21/09/15) relatamos uma falha que afetou os usuários do Skype no mundo todo. Dois dias depois, apesar de não relatado aqui no blog, o Facebook também passou por um rápido "apagão". Usuários no mundo todo enfrentaram instabilidade para acessar o site durante cerca de 15 minutos. A justificativa pra isso não foi  plausível: a assessoria da rede informou que a situação ocorreu devido a uma manutenção não programada na estrutura do site.

"Desculpe, alguma coisa está errada. Nós estamos trabalhando nisso e corrigiremos o mais breve possível", dizia a mensagem ao tentar acessar a página

Ninguém esperava que isso novamente iria acontecer tão cedo, mas aconteceu. Durante cerca de 90 minutos na tarde dessa segunda-feira (29/09/15), milhões de usuários espalhados pelo mundo enfrentaram intermitência para acessar o Facebook.

Gerenciado pela Downdetector, o site caiutudo.com, responsável por compartilhar a indisponibilidade de serviços na internet, relatou a falha no Facebook entre 15h e 18h da tarde de hoje

Em pronunciamento, o porta voz do Facebook, Jay Nancarrow, afirmou: "Estamos atualmente retomando os serviços do Facebook, os quais as pessoas tiveram dificuldades para acessar hoje devido a uma configuração.", em critério de justificativa.

Enquanto alguns usuários reclamavam da situação no Twitter (inclusive fazendo piada), utilizando a hashtag #FacebookDown, outros acreditaram que o Instagram e o Whatsapp também foram afetados, apesar de nada confirmado. O caso foi comentado até mesmo pela rede de TV americana, Fox News, conforme publicação da fonte.

Fonte: Exame, IDG Now e R7

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Resultados das minhas buscas no Google

Esses dias andei fazendo umas pesquisas no Google. A conexão estava meio lenta e os resultados acabaram chegando só agora:


x D

Sem falar que provavelmente a greve dos Correios colaborou pra mais atraso ainda.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Sobre Google Chrome e memória RAM


Quadro1: "Eu não vou matar você."
Quadro2: "Eu vou machucar você, muito, mas muito mesmo."

Fonte: 9GAG via Instagram

Skype sofre "apagão"

Entendo que não adianta muito noticiar uma falha depois que ela já aconteceu. Mas essa é pra você, caro usuário, que ligou pra seu técnico de confiança na última segunda-feira (21/09/15) quando tentou acessar o Skype e não conseguiu. Saiba que o problema não impactou só você, mas também milhões de usuários pelo mundo. As dificuldades relatadas foram para ingressar na ferramenta, enviar e receber mensagens e realizar chamadas, "apenas" a premissa básica do recurso.

"É com satisfação que anunciamos que os serviços do Skype foram totalmente restaurados. Obrigado pela sua paciência!"

A Microsoft (pra quem não sabe, empresa por trás do Skype) estava ciente da falha, inclusive comunicou os usuários sobre o retorno do serviço, ainda na noite de segunda-feira, utilizando sua conta no Twitter para publicação.

Segundo o suporte do Skype, o problema ocorreu devido a um erro de rede (sem maiores detalhes). Os usuários corporativos (Skype for Business) não foram impactados.

Fonte: Canal Tech

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Volkswagen é descoberta manipulando a emissão de poluentes dos seus veículos

No mundo dos videogames a gurizada chama isso de cheat. No mundo real a gente chama de malandragem mesmo. Na última quinta-feira (17/09/15), a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) juntamente com o comitê de recursos do ar da Califórnia (California Air Resources Board, CARB) descobriram que os veículos equipados com motor diesel fabricados pela Volkswagen estavam emitindo nada menos que 40 vezes mais óxido nítrico (também conhecido como monóxido de nitrogênio) que o permitido pela legislação americana. A explicação pra isso? Um software interagia na central eletrônica do carro para que nos momentos de aferições, os níveis do composto baixassem, ficando dentro do limite esperado. As entidades descobriram a fraude com o apoio de testes realizados por pesquisadores da West Virginia University.

Martin Winterkorn, CEO da VW

Apenas nos EUA, a empresa está sendo forçada a fazer o recall de 500 mil unidades de veículos vendidos entre 2008 e 2015, contemplando os modelos Jetta, Beetle Audi A3, Golf e Passat. O pior é que estimativas apontam que em todo o mundo, 11 milhões de veículos movido a diesel que pertencem ao grupo alemão podem estar na mesma situação. O governo da Alemanha disse que vai apurar os resultados dos testes, assim como a Comissão Européia, que estará relacionando o caso junto a EPA.

Em comunicado, o CEO da marca, Martin Winterkorn, pediu desculpas formais pelo ocorrido, ressaltando: "A Volkswagen não tolera nenhuma violação, nem de leis, nem de normas". A multinacional está preparada para enfrentar as consequências e estima gastar 6,5 bilhões de euros com multas e demais encargos relacionados ao fato. Na segunda-feira (21/09/15), as ações da montadora na Bolsa de Frankfurt registraram queda de 17%, o equivalente a US$ 15 bilhões de dólares devido ao incidente.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Não esqueça do Dia da Liberdade de Software 2015

Apenas relembrando...


Para mais detalhes e acesso a grade completa de palestras, consulte http://wiki.softwarelivre-vs.org/.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Comando "tar" sem Google


Quadro1: "Rob, você usa Unix! Venha aqui rápido!"
Quadro2: "Para desarmar a bomba, basta digitar uma sintaxe válida do comando 'tar', usando apenas uma tentativa e sem procurar no Google. Você tem 10 segundos."
Quadro3: "Rob?", "Me desculpe...".

Poxa! Nessas condições, acho que seria complicado até pra o Stallman.

Fonte: xkcd

Chegou a hora de celebrar o Dia da Liberdade de Software em 2015

Segue a divulgação do Dia da Liberdade de Software (Software Freedom Day), promovido pelo Software Livre VS com o apoio da Universidade Feevale. O evento vai ocorrer no próximo fim de semana em Novo Hamburgo/RS:

Vamos comemorar o Dia da Liberdade de Software em Novo Hamburgo e em mais de 100 cidades no mundo todo. Faça parte desse grupo e venha comemorar conosco.


Dia da Liberdade de Software 2015
  • Data: 19 de setembro de 2015 (sábado)
  • Hora: 13h às 17h
  • Local: Campus II da Feevale, Prédio Arenito - Novo Hamburgo / RS
  • Público alvo: usuários de computador em geral, educadores, estudantes e profissionais de informática que queiram conhecer o Software Livre e/ou participar da comunidade de Software Livre da região. Não é necessário ter experiência com Software Livre para participar.
  • Investimento: evento gratuito

Mais informações 


Programação
  • Open Spaces
  • Festa de Assinatura de Chaves OpenPGP
  • Palestras e oficinas nas seguintes áreas:
Banco de Dados: MySQL: melhores práticas de replicação de dados
Casos de sucesso: Plataforma de visualização de Dados Estatísticos Educacionais - CultivEduca
Desenvolvimento: Eliot - Uma Arquitetura Para Internet das Coisas: Explorando a Elasticidade da Computação em Nuvem Com Alto Desempenho, Hands On DevTools com Firefox Developer Edition, Oficina de GNUPG com festa de assinatura de chaves, Oficina primeiros passos Wordpress (Instalação e breve introdução), Pentaho Data Integration - Integração, Migração e Automação de Processos e Tradução do Debian para Português do Brasil.
Filosofia: Envolva-se com a Mozilla: Vamos fazer do mundo um lugar melhor?, Introdução à Filosofia do Movimento Software Livre e Software Livre: Socialmente Justo, Tecnologicamente Viável e Economicamente Sustentável
Hardware: Arduino controlando o hidrogênio no seu carro
Servidor: O Servidor FTP – Sistema Operacional Linux Centos 6.0 e Provisionando servidores com Ansible
Sistema Operacional: BrazilFW uma mini distribuição server linux para iniciantes

Sobre o evento Dia da Liberdade de Software

O Dia da Liberdade de Software 2015 é um evento global sobre Software Livre, cujo objetivo é comemorar e informar ao público sobre os benefícios da liberdade de software.

O que é Software Livre

Software Livre se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software.

Sobre o SoftwareLivreVS

O grupo de usuários SoftwareLivreVS é um grupo de pessoas que usam Software Livre na região do Vale do Sinos. Nós divulgamos o Software Livre e convidamos as pessoas a fazerem parte de nosso grupo. Para saber mais, entre na nossa página na Internet em http://www.softwarelivre-vs.org/

#VemVaiTerBolo

Participe!