sexta-feira, 3 de abril de 2015

Mensagem esquisita trava o Whatsapp

A bagaça já foi descoberta lá em dezembro de 2014, mas eu ainda não tinha ouvido falar, até o início dessa semana, quando recebi a tal mensagem em um grupo que participo. Realmente, ao rolar pelo bloco com 2 mil caracteres especiais e letras que ocupam o total de 2 KB, o aplicativo começa a travar, até fechar e exibir a mensagem no Android "O Whatsapp parou" ou "Unfortunately, Whatsapp has stopped", em inglês. A falha só acontece em aparelhos com Android, no caso, o pessoal do iOS e Windows Phone não são vítimas.

O bug foi descoberto por dois hackers indianos, Indrajeet Bhuyan e Saurav Kar, ambos com 17 anos, constatando que a sequência de caracteres implicada na mensagem não é bem interpretada pelo aplicativo, ocasionando o travamento. Seguindo a mesma linha, já é do conhecimento de muitos que em alguns casos, mensagens comuns, mas com cerca de 7 MB de tamanho, também podem travar o Whatsapp, mas os indianos conseguiram reproduzir a mesma situação em um trecho com apenas 2 KB.

Imagem: cocatech.com.br

Se a mensagem foi recebida por um único remetente, a solução é apagar a conversa com esse contato, mas se foi recebida em um grupo, o negócio é sair e só pedindo pra ser inserido novamente pelo "admin", assim carregando apenas as mensagens a partir da nova data de entrada. No meu caso, eu continuei no grupo, apenas deixei o aplicativo fechado até que novas mensagem chegassem e deixassem aquela pra trás. Quando abri novamente, estava tudo funcionando normal, só não arrisquei voltar até a tal mensagem com letras estranhas.

E conforme lembrado por uma das fontes, também não faz muito tempo que foi encontrado no Whatsapp um bug pra digitar o emoticon "6" nas mensagens editadas, pois o mesmo era transformado em um "5" quando aparecia na tela. O problema também só impactou usuários do Android. Eu testei por aqui e não percebi o problema.

Fonte: Gizmodo e TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário