domingo, 10 de novembro de 2013

Um parecer geral da Mostratec 2013


Jovens carismáticos, inteligentes e com ideias inovadoras que prometem mudar o mundo. É assim que a Mostratec (Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia) vem apresentando como potencial ao longo dos anos.


A cada edição que passa, novos projetos, novos alunos, novos participantes fazem parte de um ambiente renovado. A estrutura antes abrigada pela própria entidade criadora da feira, a Fundação Liberato em Novo Hamburgo, e agora fundamentada nos pavilhões da Fenac, também localizados na cidade, não para de crescer. Nascida a partir de uma tradicional feira escolar de ciências, a mostra está transformada em uma feira multiuso. Entre os dias 21 e 24 de outubro, o conhecimento foi propagado nos mais de 300 estandes vinculados a instituições do mundo todo, e especialmente nesse ano, agregando outros eventos como a Feira de Games (Digital Game Expo) e a mostra de Robótica Educacional.


Projetos como o DCA (Detector de Crianças em Automóveis) receberam destaque pela mídia local, como o escritor e jornalista Aurélio Decker, referenciando o trabalho das meninas na sua coluna semanal no Jornal NH.

Foto / Reprodução - www.facebook.com/MostratecLiberato

Na tentativa de salvar vidas em acidentes de trânsito, alunos desenvolveram um sistema autônomo, baseado em um aplicativo para Android, que pode chamar socorro caso ocorra algum acidente.

Foto / Reprodução - www.facebook.com/MostratecLiberato

Preocupados com a qualidade no transporte de orgãos para transplante, uma gurizada resolveu desenvolver um compartimento digitalmente controlado e refrigerado, mantendo sempre a temperatura mínima exigida para conservar o material em boas condições, oferecendo a possibilidade de consultar o histórico completo das possíveis variações de temperatura, durante o trajeto realizado entre uma unidade de saúde e outra.


O estudante paulista, Felipe Buniac, ainda está no colegial, mas já preocupado com a segurança dos dados que trafegam em uma rede, elaborou uma vasta pesquisa desmistificando as vantagens oferecidas pelo uso de criptografia, assim como o funcionamento básico desse sistema de proteção.


Foto / Reprodução - www.facebook.com/MostratecLiberato

Entre os projetos de robótica e automação em geral expostos em paralelo com a feira, por coincidência estava uma ideia que tive alguns dias atrás: um alimentador para cães e gatos. Não foi possível ver a máquina funcionando, mas deve cumprir o que promete, automatizando as refeições da bicharada mais exigente, assim como os que temos aqui em casa, daí saindo minha ideia, agora já implementada por outros.


Pra galera que ficou de fora, ano que vem tem mais. E você aluno do ensino médio ou matriculado em algum curso técnico, coloca essa cachola pra funcionar e ano que vem aparece lá também pra demonstrar esse potencial. Quem sabe você até descola algum prêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário