domingo, 14 de setembro de 2025

Você sabe a diferença entre GNSS e GPS?

O clima entre EUA e Brasil não anda dos melhores. Na verdade, o clima entre EUA e o mundo não está muito bom. E diante dessas tensões, rolaram algumas threads pela internet a fora falando sobre o sistema de GPS americano, do qual, o Brasil é totalmente dependente. As especulações relatam que se os EUA quisessem realmente ferrar com o Brasil, poderiam bloquear o uso da sua tecnologia de navegação, o que deixaria o Brasil totalmente "as escuras", afetando diversos setores da economia e causando grandes prejuízos financeiros.

Assisti esse vídeo com um trecho da entrevista do Sérgio Sacani ao Renato Cariani, onde ele fala sobre a importância do GPS. No vídeo ele fala que GPS (Global Positioning System) é de propriedade do governo americano, enquanto que outros países possuem os seus próprios sistemas de navegação, como a Rússia com o GLONASS, a China com o BeiDou e a União Europeia com o Galileo.

GNSS (Global Navigation Satellite System)

Sabendo disso, podemos considerar que o GPS, o GLONASS, o BeiDou e o Galileo são "modelos" de sistemas de navegação. Entretanto, existe um padrão entre eles que é o GNSS (Global Navigation Satellite System), que é definido como um sistema utilizado para determinar coordenadas, baseado em uma constelação de satélites capazes de identificar o posicionamento e a localização de um ponto.

Portanto, apesar de muita gente (inclusive comercialmente falando) utilizar GPS como sinônimo para sistema de navegação por satélite, ele é apenas uma das opções. Sendo assim, GPS é um tipo de GNSS, mas o GNSS não é apenas GPS.

P.S.: Eu tinha pensado em escrever um artigo mais longo sobre este assunto, explorando mais tópicos em torno do tema (ex. se eu estiver na Rússia, por exemplo, meu celular vai estar conectado ao GLONASS ou ao GPS?), mas no fim, deixei o post parado por algumas semanas e o assunto esfriou na minha cabeça 🤷‍♂️. Agora, voltei aqui para ver o que já tinha escrito e achei melhor deixar assim por enquanto. Quem sabe no futuro eu escreva outra postagem para complementar. Sendo assim, para mais informações, basta "dar um Google" ou perguntar para o ChatGPT 😅. Mas se utilizar este último, faça sempre um double check das informações 😉.