terça-feira, 5 de julho de 2016

Cigam e IBM juntas com o Watson

No passado já falamos sobre o Watson por aqui, aquele supercomputador desenvolvido pela IBM em 2003, mas que vem avançando com veemência nos últimos tempos, tornando o termo computação cognitiva (a capacidade dos computadores pensarem quase como seres humanos) algo cada vez mais em pauta.

Entrando nessa onda, a Cigam, que atua no mercado de desenvolvimento de software para gestão empresarial, sediada em Novo Hamburgo/RS, firmou uma parceria com a IBM para incorporar funcionalidades do Watson no seu ERP.


Para isso, a gaúcha montou um grupo de trabalho formado por 30 profissionais treinados pela IBM para tratar do assunto. Um dos projetos desse time é criar uma área de suporte inteligente utilizando o Watson, a partir de um trabalho que será desenvolvido com o intuito de ensinar o sistema como funciona as soluções Cigam, para que assim a ferramenta, em um futuro próximo, tenha a capacidade de interpretar e esclarecer as dúvidas dos clientes.

“Esse processo é importante porque o Watson cresce a partir do uso, pois quanto mais o sistema é ensinado, melhor a resposta fica." menciona Maurício Ouriques, gerente de produto da Cigam, também enfatizando que a evolução da ferramenta, no caso, o Watson, depende da dedicação para que o sistema seja incrementado.

A partir disso, a Cigam também pretende desenvolver recursos inteligentes para e-Commerce, permitindo a personalização das ofertas para cada perfil de cliente. “A integração desse tipo de recurso com o CRM pode gerar um cruzamento de informações entre perfis de clientes e vendedores, para que seja possível encaminhar o cliente para o profissional mais adequado a partir de sua identificação na loja”, ressalta o gerente.

Além da Cigam, no Brasil o Bradesco é outro case que busca a utilização do Watson também para suporte, aplicando a tecnologia no seu callcenter. A parceria já foi confirmada desde 2014 quando o Watson chegou ao Brasil e começou seus estudos na língua portuguesa (obviamente sua língua nativa é o inglês). Com o Bradesco, um piloto está previsto para ocorrer ainda nesse ano.

Fonte: Baguete e Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário