domingo, 7 de fevereiro de 2016

A história por trás do papel de parede do Windows XP

Muita gente pensou que o Bliss (Êxtase em português), o papel de parede padrão do Windows XP era uma imagem produzida digitalmente, através de computação gráfica ou algum tipo de montagem. Mas em abril de 2014, quando o velho sistema operacional de Redmond encerrou seu suporte (08/04/2014), a história foi esclarecida.

Charles O´Rear, autor da foto que ficou conhecida como Bliss (Êxtase)

A imagem foi registrada por Charles O´Rear, ex-fotógrafo do National Geographic, em janeiro de 1996 na região de Napa Valley ao norte de São Francisco, CA, EUA. O´Rear conta que nessa época do ano, após o período de chuvas, a grama fica bastante verde, ressaltando aos olhos a paisagem entre as colinas. Desde então, ele estava alerta e foi em uma sexta-feira a tarde no caminho para a casa da namorada que presenciou o cenário perfeito. O céu estava azul e não haviam nuvens, apesar da rápida mudança com a chegada de algumas. Por isso, ele se apressou em descer do carro, armar o tripé e posicionar uma câmera Mamiya RZ67, alimentada por um filme da Fujifilm. O fotógrafo conta que registrou 4 imagens antes de seguir sua viagem. No vídeo abaixo ele explica em detalhes essa história:


Nos dias seguintes, O´Rear fez contato com a Microsoft e ofereceu a foto em troca de algum tipo de licenciamento. Alguns anos mais tarde, a empresa retornou e ofereceu a segunda maior quantia já paga por uma foto em toda a história (a maior foi por uma foto na qual o ex-presidente americano, Bill Clinton, aparece abraçando sua ex-secretária, Monica Lewinsky).

Sem sombra de dúvidas o wallpaper Bliss ficará marcado por décadas, sendo o mais famoso de toda a era da computação. Algumas pessoas arriscam a dizer que certamente essa é a imagem que já foi mais vista em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário