domingo, 24 de agosto de 2014

Saiba identificar um "brogrammer"

Brogrammer é a palavra formada pelo termo "bro" (abreviação da palavra "brother", irmão, em inglês) e "programmer" (programador em inglês). O advento das startups no Vale do Silício colaborou para o surgimento dessa raça, geralmente composta por caras sarados que passam o dia atrás de uma mesa e um computador, bebendo energético, falando besteira e programando, o que basicamente é o trabalho deles. Brogrammers adoram festas, bebidas, mulheres e muito glamour, totalmente ao contrário do nerd de raiz, aquele que já saiu do berço programando, e além de amar o que faz, a aparência física e a opinião dos outros é o que menos importa.


Especialistas acreditam que os brogrammer podem ser comparados aos "yuppies", uma derivação da sigla YUP, expressão da língua inglesa que significa "Young Urban Professional" ou em tradução, "Jovem Profissional Urbano". Basicamente esses caras foram jovens bem-sucedidos, tanto socialmente quanto profissionalmente, lembrados durante a década de 1980 em países como EUA e Inglaterra. Outra comparação também fica a critério dos executivos retratados no filme O Lobo de Wall Street, seguindo a linha de que o dinheiro e o encantamento estão acima de tudo, enquanto princípios fundamentais como conhecimento, carreira e aptidão são completamente esquecidos.

Não é difícil acreditar que os brogrammers já tenham lançado seu prazo de validade antes mesmo de aparecerem, e assim como as demais "modinhas" que surgem por aí, não vai levar muito tempo até que o mercado consuma com eles. Mas enquanto isso, não custa tomar cuidado.

Fonte: Businessweek e Revista Info (edição impressa - agosto / 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário