domingo, 16 de novembro de 2014

Holanda e suas ciclovias "movidas" a energia solar

A Holanda possui um total de 32 mil quilômetros de ciclovias ao longo do país. Dizem que cada habitante possui no mínimo uma bicicleta, o que garante uma frota de mais ou menos 16.5 milhões de bicicletas, considerando o número de habitantes do país.

Na última quarta-feira (12/11/14), a cidade de Krommenie (cerca de 25 quilômetros da capital Amsterdam) inaugurou a primeira ciclovia do mundo formada por placas de painéis solares, os quais tem a função de coletar a luz emitida pelo sol e converter em energia elétrica, além de servir como pista, é claro. O trajeto composto vai ao longo de 100 metros de comprimento e ainda está em fase de testes, mas já é capaz de abastecer três casas com a energia coletada.


O projeto denominado SolaRoad é uma parceria entre o governo e empresas locais, partindo de um investimento de € 3 milhões de euros (o equivalente a quase R$ 10 milhões de reais). A ciclovia é construída por barras de concreto, cada uma medindo 2,5 m x 3,5 m, cobertas por uma camada de vidro temperado  com aproximadamente 1 centímetro de espessura, além de células fotovoltaicas, responsáveis por captar a luz emitida pelo sol e converter em eletricidade. Os responsáveis pelo SolaRoad afirmam que a cada metro quadrado é possível produzir 50 quilowatts / hora.

A intenção é que no futuro toda a energia coletada seja convertida para fins como iluminação pública, sinalização, carros elétricos e residências. A previsão é estender o percurso em 300 metros até 2016. De qualquer forma, a viabilidade econômica ainda é uma incógnita, considerando o alto valor do investimento, ficando a critério de compensação com a energia gerada ao longo do tempo.

Inspirada em Van Gogh

Quase junto com a inauguração da ciclovia sustentável, a cidade de Nuenem também anunciou a reformulação da sua ciclovia na mesma linha. Inspirada na obra Noite Estrelada do pintor holandês Vicent Van Gogh, a pista utiliza um conceito parecido da SolaRoad, mas em menor escala, captando energia solar para alimentar apenas sua iluminação própria durante a noite. São mais de 50 mil pontos luminosos ao longo do trajeto, idealizado pelo designer Daan Roosegaarde e produzido pela empresa Heijmans.


Daan é conhecido por trabalhos que brilham no escuro e diz ter buscado sua inspiração nas estrelas de plástico fosforescentes usadas para decorar quartos de crianças. A pista foi revestida por uma pintura eletrônica com uma intensidade de brilho bastante forte e caso chova por muito tempo ou não faça sol é possível recarregar esse material com eletricidade.

Fonte: BBC, Exame, Mercado Ético e O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário