domingo, 15 de junho de 2014

Você sabe o que é retargeting?

Provavelmente você já visitou um site de compras apenas para consultar o preço daquele produto que estava interessado e acabou saindo sem comprar. Depois desse dia, uma enxurrada de anúncios referenciando tal produto, inclusive indicando preços menores, estampou todos os cantos vendidos para publicidade dos sites de notícias, blogs e mesmo redes sociais que você mais frequenta. Malditos sejam os cookies que entregam o nosso histórico de navegação, sinalizando todos os locais que frequentamos virtualmente. Isso é o efeito do chamado retargeting.

Invasivo, chato e pertinente, recentemente o retargeting  foi responsável por 37% do crescimento das vendas alcançadas pela indústria automobilística americana, 128% da conversão em vendas das empresas de telecom também americanas e 9% do aumento das compras a partir da primeira visita.


Apesar dos resultados que a tecnologia ainda traz, anunciantes e agências já pensam em iniciativas mais eficazes para tratar a publicidade, na tentativa de perseguir vendas, afinal, não é nada legal encarar um anúncio chato a cada clique, tudo isso só por uma pesquisa insignificante sobre determinado produto.

A DMP (data management platform) é uma plataforma que promete trabalhar no conceito da análise de dados, oferecendo inteligência para quem compra e vende na internet. A partir da DMP é possível coletar dados das compras já efetivadas pelos clientes em determinado e-Commerce, comparar o tempo e definir se é hora de uma nova oferta, como no caso de perfumes, por exemplo, itens que possuem um tempo de vida útil. Outra tendência é a DSP (demand-side plataform), sistemática que fica mais ou menos entre as agências ou os próprios anunciantes e quem oferece os espaços disponíveis para anúncio, como a Google, funcionando no intermédio do processo. Dessa forma, quando o consumidor acessa determinado site, a DSP avalia o espaço para o anúncio e faz um lance, o qual vai para um leilão em tempo real. Quem pagar mais pelo espaço, leva. Obviamente de forma simultânea é realizada uma consulta, definindo se aquele anúncio é relevante para aquele visitante. Atrelado a DSP está o a trading desk, mais ou menos o órgão especulador da primeira, responsável pela estratégia global e os lugares mais convenientes para determinado anúncio aparecer.

E diante dessa breve análise, não é preciso dizer que a tendência é substituir o velho retargeting por essas novas plataformas. O senso dos consumidores está cada vez mais acurado, assim como o tempo mais escasso. Ninguém mais quer perder tempo com um anúncio insistente.

Fonte: Revista Info (edição impressa | maio / 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário