segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Ciclo da Procrastinação


Infelizmente esse é um mal que atinge muitas pessoas, mas precisamos ser fortes e lutar contra. Abaixo um exemplo de como esse "ciclo" pode funcionar:


Garota imita vozes dos Pokémons


Se minha mãe assistir o vídeo abaixo vai dizer que essa "mina" comeu um punhado de bolinhas de sinamão quando era criança. Bom, as vezes ela diz isso pra mim quando falo alguma bobagem ou estou inspirado tentando imitar algo também. Enfim, assistam o vídeo:


Fonte: Eu vi este Vídeo

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia Mundial do Rock 2012

Como todos sabem, hoje comemoramos o Dia Mundial do Rock. Seja você Punk, Heavy Metal, ou Pop Rock, desde 1985 o mundo todo comemora essa data. O dia 13 de julho de 1985 ficou marcado pelo maior evento de toda a história dedicado ao gênero, "Live Aid Festival", reunindo nomes como Black Sabbath, Mick Jagger, Queen, Bob Dylan, U2, Led Zeppelin, Duran Duran e diversos outros famosos. A maratona de shows ocorreu simulataneamente no Wembley Stadium em Londres (Inglaterra) e no JFK Stadium na Filadélfia (EUA). A intenção principal da ação foi reunir fundos para ajudar os necessitados na África, conseguindo arrecadar mais de US$ 100 milhões de dólares durante o evento.

Abaixo segue nossa homenagem a data:


Fonte: Portal do Rock

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Quinta Literária: Telefone

Continuando nossa série de postagens iniciada na última semana, a Quinta Literária, trazemos mais um texto aos nossos nerds amantes da literatura. A produção de hoje é autoria do amigo Mateus Kern, publicada originalmente em chaos.mateuskern.com. Segue o texto:

O celular toca, um número desconhecido aparece na tela, o sono faz com que você se atrapalhe na hora de atender e acaba rejeitando a ligação. Mas, então a pergunta vem a cabeça: Quem era? Seria ela, lhe dando aquela tão esperada ligação? Se for ela, o que você irá dizer, o que ela irá dizer? E então num estante milhares de repostas passam pela sua mente. Então você retorna a ligação, se apresenta dizendo que ligaram para você desse número poucos minutos atrás, o outro lado não compreende bem sua voz sonolenta, repassa para outra pessoa, nesse momento tudo para naquele instante, você repete o que tinha falado e então a verdade: Era apenas um engano, o telefone é posto de lado e aí vem, em vão, a tentativa de voltar a dormir.


 Agradeço ao Kern pela permissão em publicar o texto.

E continuamos reforçando o convite, se você gosta de escrever, compartilhe suas produções conosco, dedicando o material para aparecer aqui nas próximas postagens.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Hora da Tecnologia: Jogos Digitais

Tratando de uma temática envolvente para grande parte do público que trabalha com tecnologia, a edição do Projeto Hora da Tecnologia que ocorreu no dia 14/06/12, falou sobre o tema Jogos Digitais, partindo da palestra inicial realizada por Marsal Branco, coordenador do curso de Jogos Digitais da Univerdade Feevale e seguindo pela continuação de João Mossmann, também professor do curso.

A ideia principal foi apresentar aos alunos dos cursos da TI a realidade do pessoal que trabalha com jogos digitais. Não servindo como uma simples apresentação, muito menos um convite para trocar de curso, mas sim, como uma forma de iniciar a integração entre os acadêmicos dessas duas áreas, incentivando o compartilhamento de ideias, processos e todo tipo de informação relevante. Até porque, apesar do pessoal dos jogos digitais já elaborar projetos de qualidade, mesmo nos primeiros meses da graduação, seria realmente interessante unir os conhecimentos que essa galera possui com tudo o que o pessoal da computação também pode agregar.


Segundo o próprio professor João, para os alunos do curso é extremamente complexo a manipulação de algoritmos para comunicação de rede, usados em um jogo multiplayer, por exemplo, pois é comum os futuros profissionais dos jogos trabalharem na modelagem dos personagens e cenários, precisando de um auxílio técnico diferente no momento de implementar determinadas funcionalidades. Os próprios professores demonstram uma certa dificuldade nesses quesitos, até porque, esse não é o trabalho deles, sendo que se torna fundamental a função dos programadores.

Outra situação quando é comum a necessidade de um profissional do ramo da computação é na implementação de banco de dados, pois mais uma vez, os profissionais dos games trabalham a história, as ações e tudo o que envolve essa temática, mas tem dificuldades na gestão das informações. Nesse ponto, chega a hora de trabalhar em conjunto com um especialista em banco de dados, quem vai indicar as melhores ferramentas e aplicar as práticas adequadas ao projeto.

Até então, nunca foi imposta a proposta de interação entre essas duas áreas, mas o tema da palestra demonstrou que o corpo docente da universidade está interessado, e quem sabe, promover atividades, como uma disciplina de Gestão de Projetos, unindo as massas é o próximo passo. Isso pode se tornar viável. E a universidade deixou claro que os laboratórios estão abertos para pesquisas, promovendo a difusão de atividades, alavancando a interação entre os grupos. São iniciativas assim que podem cada vez mais capacitar os estudantes, deixando todos melhor preparados para o mercado, ou mesmo, visando mais alto, motivar a criação de startups a partir do próprio meio acadêmico, pois a cada dia que passa, o Brasil abre mais espaço para essas modalidades de negócios.

Outras edições da Hora da Tecnologia:







Indicamos também as postagens referentes as duas últimas edições do GamePad:

 
- IV GamePad na Universidade Feevale

Garotas e Sabres de Luz

 
Os sabres de luz são armas clássicas dos cavalheiros Jedi. Mas sua difusão pelo mundo já se tornou tão grande que até mesmo os originais matendores da arma perderam o controle. Se você é nerd, gosta de garotas e sonha com sabres de luz, vai curtir o vídeo abaixo:


Contudo, se você é nerd, gosta de garotas, mas difícillmente descola um flertezinho, e sonha com sabres de luz, clique aqui e veja todo o processo de fabricação de um verdadeiro sabre, mas antes, não deixe de conferir como essas armas funcionam. Aposto que você vai se sentir melhor!

Fonte: Sem Foco

A Teoria dos Supercomputadores

Os supercomputadores justificam sua descrição. São equipamentos realmente potentes, com configurações nunca imaginadas antes em um computador doméstico. Eles são capazes de executar uma infinidade de processos na menor quantidade de tempo possível, possuem milhares de processadores e uma quantidade estrondosa de memória.

Afinal, como você acha que pesquisas biológicas tem cada vez evoluído mais no decorrer dos anos? Como os centros de controle conseguem prever precisamente e avançar por um período maior de tempo nos cálculos sobre o clima e na previsão do tempo? E como a medicina tem desenvolvido processos surpreendentes em períodos tão curtos? Bom, tudo isso é devido ao elevado poder de processamento com que os supercomputadores trabalham. Sem eles, diversas teorias estariam atrasadas por anos.
 
 Supercomputador IBM Blue Gene L

Mas não pense que essas estruturas são fáceis de ser constituídas, tudo é composto por uma elevada quantidade de componentes, muitas vezes unindo o hardware em uma forma de cluster, distribuídos em diversos racks do tamanho de geladeiras, trabalhando sempre em potência total, sim, quase 100% de uso da CPU, consumindo uma considerável quantidade de energia e necessitando de uma sólida estrutura de resfriamento.

 Exemplo de cluster

No mês passado, na disciplina de Arquitetura de Computadores do curso de Sistemas de Informação, a proposta para um trabalho foi baseada na pesquisa quanto ao funcionamento e aplicações dos supercomputadores projetados pela IBM. O empenho do nosso grupo focou nas máquinas batizadas de IBM Blue Gene, IBM RoadRunner e IBM Watson. Para entender melhor as aplicações desses equipamentos, abaixo uma publicação em vídeo que usamos na apresentação, a qual foi veiculada pelo Fantástico no início de 2011:

 

E durante a pesquisa, encontrei um vídeo bastante cômico comentando sobre o Blue Gene, mas claro que esse acabou não entrando na apresentação:


Imagem: afifauzi.wordpress.com

domingo, 8 de julho de 2012

Facebook sem Piangers por um dia

Aproveitando o embalo da Globo que passou nessa madrugada o UFC 148 ao vivo, porém com um pequeno atraso de uma hora, a coluna compartilhada abaixo foi veiculada no Caderno Kzuka do Jornal Zero Hora lá na sexta-feira (22/06/12). Contudo, não poderiamos deixar de lembrar mais esse acontecimento na rede social de Zuckerberg e seus amigos:


Fonte: Zero Hora (edição impressa)

Os 40 anos da Atari

Observando o advento dos jogos difundidos em fliperamas e percebendo uma boa oportunidade de mercado na área, fundada em 27 de junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, a Atari não foi uma empresa comum, mas uma companhia que iniciou o marco dos vídeo games no mundo, popularizando esses aparelhos e consequentemente a indústria de jogos.

Logo em novembro do mesmo ano a empresa lançou o famoso jogo Pong, no qual os jogadores rebatiam um ponto de luz, controlando traços nas laterais da tela. A empresa seguiu desenvolvendo outros projetos, e em 1976 foi comprada pela Warner Communications, alavancando os negócios, e lançando em 1977 o precursor dos consoles domésticos, o Atari 2600.

Chamado também de Atari Video Computer System, o Atari 2600 foi equipado com um microprocessador de 1.19 MHz e 128 bytes de memória RAM, desafiando os programadores a implementar os jogos para rodarem nessa quantidade de memória, sendo necessário a execusão dos mesmos a partir da própria memória ROM.


Logo nos primeiros meses de lançamento do Atari 2600, as expectativas dos executivos da Warner quanto as vendas não foram atendidas, mas com o lançamento de jogos e periféricos para o equipamento, a situação tomou um rumo diferente, se tornando um grande sucesso durante o fim da década de 1970 e início da década de 1980, quando surgiu a primeira desenvolvedora independente de jogos para a plataforma, formada por ex-funcionários da própria Atari, a Activision.

Enquanto isso, no Brasil, diversas empresas trabalhavam no desenvolvimento de consoles compatíveis com o Atari, e na manipulação de seus cartuchos para posteriormente usar nos aparelhos. Era um trabalho um tanto minucioso aos engenheiros e técnicos em eletrônica, mas compensado pelo sucesso das vendas no Natal de 1984 e 1985.

A Atari celebrou na semana passada seus 40 anos de fundação, sendo que em 2001 a Infogramas comprou a Hasbro Interactive, divisão detentora dos direitos da empresa, deixando a propriedade dos clássicos nas mãos da compradora, quem prometeu reinventar a marca.

Nos últimos anos a Atari tratou do desenvolvimento de jogos para consoles e PC´s, fazendo sucesso com séries como Dragon Ball Z e títulos como Test Drive, DRIV3R e Alone in Dark.

A dois anos atrás participamos de uma feira de vídeos games, tratando da evolução dos consoles até o que encontramos hoje, no caso, na época. Clique aqui e aqui para acompanhar as postagens. E veiculamos também um vídeo do jogador Pelé atuando como "garoto propaganda" do vídeo game, clique aqui para assistir.

Abaixo uma produção contendo os melhores games já desenvolvidos para o console:



Fonte: @aletp, Atari BR, Jogos de Atari, Olhar Digital e Terra Games

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quinta Literária: Sons do ambiente

O gosto por escrever é um fator que deve necessariamente estar presente na vida de todos os blogueiros. Comigo não é diferente, tanto que já vão fazer três anos que sustendo esse trabalho por aqui. E pensando em desenvolver melhor essa prática, aderindo novas técnicas na escrita, no início do ano participei de um curso que incentivou essa questão, pois a descrição do próprio era "Desinibição Textual e Escrita Criativa". Foram seis encontros, uma vez por semana, quando conseguimos motivar exatamente os propósitos das aulas, além de conhecer novas experiências, e socializar com outros amantes da prática, e consequentemente da leitura, pois essas duas são constantes que trabalham em paralelo.


A partir de tudo isso pensei em criar uma nova série de postagens aqui no blog, a Quinta Literária. A intenção é compartilhar textos diversos, escritos inclusive por pessoas que participaram do curso comigo, assim como o que temos hoje. Toda a quinta-feira (prometemos tentar) uma nova obra será publicada. E mesmo não conservando uma relação estritamente direta com a tecnologia, nós sabemos que os nerds adoram uma boa leitura.

O texto de hoje foi escrito pela Bibiana Haubert, baseado em uma atividade onde fomos levados a escrever sobre sons de determinado ambiente. Leiam abaixo:

Centro. O que representa o centro? Geograficamente falando, é o meio. Os bancos formando um círculo que eu carinhosamente chamo de “coliseu”, seria o centro da Feevale. Pois fica no meio do pátio, no meio da maioria dos prédios e faz parte do trajeto de quase todos que passam pela Feevale.
  Por tudo isso, ele capta muitas coisas. Conversas, risadas, passos e até o silêncio. E no meu caso, o barulho da lapiseira andando no papel. Folhas balançando, pessoas caminhando, pessoas conversando, pessoas pensando. De vez em quando pássaros cantando e alarmes de carro soando.
  Algo tão aberto como esse local recebe tudo. Capta diferentes coisas de diferentes fontes. Nós deveríamos ser assim: abertos e captando. Captando o que vier. Até o papel de um doce que foi trazido pelo vento e as formigas que caminham ao meu lado. As conversas ora sobre peso, ora sobre sonhos. Algumas folhas balançando entre as frutas, outras se arrastando pelo chão.
  Não é preciso escrever para captar, mas é bom escrever o que captar. Mas o ideal mesmo, é estar sempre aberto, deixar no modo “on”. Nunca se sabe o que podemos captar e não custa nada. Eu já ativei o meu. E você? Mas atenção, às vezes ele pode desativar sozinho, é preciso reativá-lo de vez em quando.

Agradeço imensamente a Bibiana por compartilhar os textos dela conosco!

E se você se sentiu motivado em compartilhar sua produção também, para que nas próximas semanas apareça aqui, entre em contato demonstrando seu interesse. Vai ser ótimo conhecer seu trabalho!

O FISL 13 está chegando

O tempo está passando depressa, e no fim desse mês teremos mais uma edição do Fórum Internacional do Software Livre, mais conhecido como FISL. O evento para nós nerds é como esses festivais de música famosos que ocorrem em diversas partes do Brasil, porém, enquanto os mortais correm atrás dos seus ídolos curtindo os shows, no FISL nós aproveitamos para encontrar os colegas de profissão, amigos, socializar com os demais, e de quebra, aproveitar a estrutura do evento, com muita informação relevante e palestras na área da tecnologia.


Portanto, se você ainda não fez sua inscrição, corre lá e garanta a sua!
E se mora aqui em Novo Hamburgo ou região, ainda podemos arrumar uma vaga para você na caravana do Software Livre VS.

Nos encontramos todos por lá!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

VIII - Motivação para Semana


Uma animação gráfica bastante criativa, servindo também como lição para os nerds apaixonados, ensinando que não é porque o cara é descolado e tem uma moto legal que vai roubar a "mina" dos outros:



Boa semana, pessoal!

Fonte: indicado pelo Jabel Fontoura
Imagem: glogster.com

E esse processo da Xuxa contra o Google

Desde 2010 já rola um processo aberto pela apresentadora Xuxa Meneghel contra o Google, alegando a exposição provocada pelo buscador perante imagens onde a celebridade aparece nua e em cenas de sexo, inclusive envolvendo pedofilia, devido ao filme "Amor, Estranho Amor", gravado em 1982, aparecendo em cenas íntimas com um adolescente.

Conforme o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Xuxa solicitou a remoção das imagens encontradas pela busca dos termos "Xuxa", juntamente com "sexo" ou "pedofilia", o que causou certa polêmica nos últimos dias, pois os advogados envolvidos no caso chegaram a solicitar o pagamento de R$ 21 mil reais por link, caso a remoção dos mesmos nas páginas do Google não ocorresse em até 48 horas.


A acusação envolveu até mesmo a diretora jurídica do Google Brasil, Fabiana Siviero, alegando o mais lógico possível, ou seja, não faz sentido o Google remover esses termos das buscas, e principalmente, a empresa não pode remover as imagens da internet. Fabiana comenta que tudo é baseado em mecanismos de buscas, algoritmos executados por computador, e removendo os termos citados, seria quase que algo genérico, pois se removesse todos os resultados para o termo "Xuxa", por exemplo, removeria também os resultados para as buscas referentes ao nadador com mesmo nome, quem não tem relação alguma com o caso. Dessa forma, fica claro que o Google não hospeda nenhum tipo de conteúdo, somente faz a indexação das buscas aos mesmos, sendo assim, se algo deve ser removido, é necessário solicitar ao serviço de hospedagem, assim como aos administradores das páginas.

Após análises referentes ao caso, o STJ conclui que os sites de busca realmente não são responsáveis pelos conteúdos publicados na rede, não recebendo a obrigação em remover qualquer tipo de conteúdo, tais como, fotos, vídeos ou mesmo textos. A decisão derrubou a liminar emitida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em favor da apresentadora. A ministra Nancy Andrigui, relatora do caso, comenta "os provedores de pesquisa não são responsáveis pelo conteúdo disponibilizado na rede. Se a página detém conteúdo ofensivo, cabe a parte buscar a retirada desse conteúdo. Não justifica a transferência da responsabilidade ao provedor de pesquisa”, alegando defesa ao buscador.

O representante legal de Xuxa, Maurício Lopes de Oliveira, alega que a publicação de fotos ofensivas fere garantias individuais, dessa forma, ele afirma que Xuxa poderá recorrer a decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Caso parecido ocorreu em maio, quando a atriz Carolina Dickmann sofreu com suas fotos íntimas publicadas na rede. O advogado da atriz  também ameaçou processar o Google pela veiculação das imagens.

É louvável a decisão da justiça nesses casos, isso indica que nem tudo está perdido. Não é puxar pra o lado da Google, nem pra o lado de ninguém, a questão é que o Google não controla a internet. Mesmo que fossem removidos os links referentes nas buscas, o conteúdo continuaria lá, e as buscas continuariam aparecendo em outros sites com a mesma função, como Yahoo e Bing. Se alguém precisa ser punido, são os próprios administradores das páginas que armazenam o conteúdo, mas como na internet esse tipo de coisa se transforma em viral, é quase impossível remover inteiramente esse conteúdo, muito menos punir todas as partes envolvidas.

domingo, 1 de julho de 2012

Problemas nos servidores da Amazon devido a tempestades

Devido as diversas tempestades que afetam o verão americano nessa época do ano, parte do datacenter da Amazon na Virgínia do Norte foi afetado por esses transtornos no clima, deixando serviços como Instagram, Foursquare, Pinterest e Netflix fora do ar durante a última sexta-feira e sábado.

A administração dos serviços afetados entrou em contato com seus usuários através das suas contas no Twitter e Facebook, informando o motivo da queda nas aplicações. Contudo, conforme as fontes consultadas, parece que o Instagram foi o mais afetado entre todos, ficando mais tempo fora do ar. Mas até o fim da tarde de ontem todas as funções já se encontravam restabelecidas.

Segundo estimativas, é muito comum startups americanas hospedarem seus serviços nos clusters da Amazon, pois oferecem uma estrutura ampla e conceituada.

Fonte: Estadão - Blogs, O Globo - Blogs e Tecnoblog

Maddog diz que é homossexual

Tudo bem que grande parte do núcleo nerd já está ciente dessa notícia, mas não poderiamos deixar passar o fato sem antes comentar algo referente.

Como todos sabem, quer dizer, se você é da computação, deve saber que no último fim de semana comemoramos o centenário do pai da ciência da computação, Alan Turing. Conforme vocês podem ler no artigo linkado, Turing sofreu um enorme preconceito na década de 1950 por se declarar homossexual. E aproveitando a data, Jon "Maddog" Hall, diretor executivo da Linux Internacional, no auge dos seus 61 anos, declarou que também é homossexual, em um artigo publicado na Linux Magazine, obviamente em inglês.

O guru do Linux, como também é conhecido, afirma que nunca revelou abertamente sua opção sexual antes, devido principalmente aos seus pais, católicos e defensores de um grande preconceito contra os gays. Maddog também afirma que por conta do preconceito criado pela sociedade, com grande força no passado, preferiu não revelar sua opção para preservar a imagem da Linux Internacional.


Contudo, Maddog acha que as pessoas que trabalham com tecnologia tem uma grande tendência a ser educadas, gentis e conseguir ver muito além da sexualidade de uma pessoa. Dessa forma, não encontra problema algum com a revelação.

Quem já assistiu alguma palestra do Maddog sabe o extremo grau de conhecimento que esse senhor possui. Falando pausadamente e em um inglês bastante claro, é possível aprender muito com o guru. E não existe nenhuma forma de preconceito que tem o poder de manchar a imagem dessa figura, assim como de nenhum outro indivíduo que compartilha da mesma opção.

Fonte: Info Online e Terra Tecnologia