domingo, 7 de fevereiro de 2016

A verdade sobre os jogos Paciência, Campo Minado, FreecCell e Copas no Windows

As pessoas sempre acharam os joguinhos que vinham embutidos no Windows muito engraçadinhos, relaxantes e uns mimos para as horas de folga no trabalho. No entanto, Paciência, Campo Minado, FreeCell e Copas eram bem mais que apenas para entretenimento.

O Paciência existe desde meados do século XVIII como um jogo de cartas, mas com a chegada do Windows 3.0 (1990), a Microsoft mostrou que não era necessário uma mesa para colocar as cartas, sentar e jogar, apresentando uma versão digital do jogo, que tinha como intenção principal, fazer com que os usuários praticassem o uso do mouse, clicando e arrastando cartas para os seus respectivos lugares.

 Paciência; em inglês conhecido como Solitaire

O Campo Minado serviu como uma espécie de segunda etapa do exercício proposto no Paciência, pois a intenção era habituar os usuários na utilização dos botões direito e esquerdo do mouse.

Campo Minado; em inglês conhecido como Minesweeper

O FreeCell tinha um objetivo um pouco além de testar seus usuários, pois dessa vez era o software que seria validado. O jogo fazia parte do pacote WIN32, uma função que permitia rodar aplicações 16 bits no Windows 3.1, intencionalmente testando a compatibilidade do sistema.

FreeCell

No Copas o objetivo da Microsoft era validar o uso do NetDDE, um método que permitia a comunicação entre clientes em uma rede local. Dessa forma, era possível jogar em rede com outras pessoas. O recurso foi testado no Windows for Workgroups 3.1, assim como o jogo publicado a partir dessa versão do sistema.

Copas; em inglês conhecido como Hearts

No mais, se você é um saudosista e cobaia da Microsoft no passado, caso tenha ficado viciado nesses joguinhos viciantes (sim, fui redundante nessa frase), os títulos estão publicados pra download na Windows Store, disponível para Windows 10 e acredito que para Windows 8/8.1 também.

2 comentários:

  1. Joatan ...
    Não fazia a mínima ideia que esses jogos provocava essas reações e fiquei muito curiosa, pois sou uma jogadora contumaz . E mesmo sem saber,preferi ainda não migrar para o Windows 10 por não ter esses jogos. Valeu por passar essas informações.
    Abraços sempre...
    Luandabela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Legal, fico feliz que você tenha gostado do artigo!

      Abraços!

      Excluir