sábado, 27 de dezembro de 2014

Sabia que já existe calçada pra quem caminha usando o celular?

Tem coisas que até parece difícil de acreditar, mas pelo que tudo indica, julgando o uso constante e obsessivo dos smartphones, uma calçada só pra quem caminha "teclando" é uma boa ideia.

E o conceito até não é tão recente assim. Em julho de 2014, o National Geographic desenvolveu em Washington D.C., um experimento que chamou de Mind Over Masses ("A mente sobre as massas", em tradução), partindo com a iniciativa de dividir a calçada; de um lado ficaria apenas quem costuma usar o celular enquanto caminha e do outro ficaria as demais pessoas. O "lado dos celulares" foi identificado com a frase "Cellphones: walk in this lane at your own risk" ("Celulares: caminhe desse lado assumindo seus próprios riscos", em tradução) e o lado oposto apenas "No cellphones" já deixava esclarecido que não era permitido o uso do dispositivo naquela parte do passeio. A partir da iniciativa, o National Grographic pretendia explorar os modos de fazer as pessoas mudarem seu comportamento a partir de pequenas mudanças visuais.

National Geographic "Mind Over Masses" - Washington D.C.

Pouco tempo depois, mais precisamente em setembro de 2014, a província de Chongqing na China, desenvolveu a mesma ideia, mas dessa vez, implementada pelo próprio governo.

 First mobile phone sidewalks in China ("Primeira calçada para usuários de celular na China", em tradução)

Chongqing - China

A calçada possui 30 metros de extensão e foi construída em Foreigner Street, um bairro turístico de Chongqing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário