domingo, 30 de novembro de 2014

A arte nanométrica

Artistas são pessoas que pensam "fora da caixa". Talvez seja muito clichê falar isso, mas eles são tão birutas ao ponto de esculpir uma peça que que só pode ser deslumbrada usando um microscópio de tunelamento, daqueles utilizados na ciência para estudar os átomos e consequentemente a única maneira de analisar sua matéria.

Nas últimas semanas, o artista plástico londrino, Jonty Hurwitz, trabalhou em conjunto com os cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe e do Instituto Weitzmann de Ciências e criou o que ficou conhecida, até então, como a menor escultura da história, em escala nanométrica, medindo 80x100x20 microns (lembrando que cada micron ou micrômetro é um milionésimo de metro; basicamente cada centímetro tem dez mil microns). A peça foi desenvolvida a partir de uma tecnologia definida como multiphoton litografia, utilizando impressão 3D e outros apetrechos, pois Jonty retratou uma modelo real com o trabalho.

A modelo humana foi capturada em diversas posições por um arsenal de câmeras, transcrevendo as impressões ao software que retrataria a micro impressão em 3D

O resultado final foi comparado a um fio de cabelo

E depois, colocado no buraco da ponta de uma agulha de costura

Em resumo, pequeno "bacarai".

Fonte: Projeto Artefato e Jornal NH (edição de 28/11/14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário