sábado, 25 de outubro de 2014

Peixe Urbano agora é dos chineses

Muitos técnicos em informática, inclusive eu, tem o hábito de criticar o Baidu e todas as suas dependências instaladas por livre e espontânea "pressão" nos computadores dos usuários, boa parte das vezes, comprometendo a integridade e usabilidade do sistema operacional. Mas vale lembrar que o Baidu é o buscador mais usado na China, possuindo 80% do mercado de buscas, e por motivos óbvios, apelidado de "Google chinês".


No início do mês, a Baidu anunciou a aquisição do famoso site de compras coletivas, Peixe Urbano, classificado entre as maiores empresas de internet do Brasil, fundada em 2010 e hoje com uma média de 25 milhões de usuários cadastrados, 30 mil empresas parceiras e operações em 40 cidades do país.

O investimento da chinesa no país já foi premeditado em julho de 2014, durante a visita do presidente da China, Xi Jinping, e do CEO e fundador do Baidu, Robin Li, ao Brasil. Na ocasião os representantes sinalizaram que estavam previstos investimentos na casa dos 120 milhões de reais no país, ao longo dos próximos três anos. Especulações indicam que parte desse valor foi usado na aquisição do Pexe Urbano.


A administração do Baidu informou que não vai alterar o quadro de funcionamento da empresa adquirida, inicialmente servindo de aporte a brasileira, principalmente nessa nova etapa, na qual o Peixe Urbano está migrando do modelo de compras coletivas e passando a atuar no comércio eletrônico local, com modalidades diferentes de ofertas, conforme anunciado pelo seu CEO, Julio Vasconcelos, em outubro de 2013.

O primeiro passo da Baidu no Brasil ocorreu na metade de 2012 quando a empresa lançou a versão em português do diretório de links Hao123. A primeira versão do site possuía suporte apenas ao chinês, porém, mais tarde, com a consolidação de em centro de pesquisas em Cingapura, onde são realizadas traduções para português, árabe, tailandês e vietnamita, a presença em outros países foi possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário