sábado, 2 de agosto de 2014

Um simulador espacial (para crianças)

Ele só queria oferecer um pouco mais de diversão para o filho mais velho brincar depois da aula, e aproveitando que o guri estava precisando de uma escrivaninha nova, Jeff Highsmith do site Makezine, construiu um modelo totalmente personalizado, uma verdadeira central de controle espacial, o que ele chamou de Mission Control Desk:


Segundo Jeff, a ideia surgiu depois que ele e os filhos visitaram o Centro Espacial John Kennedy no Cabo Canaveral na Florida, durante uma viagem de férias. E o projeto não parou por aí, pois quatro meses após a construção da central, Jeff finalizou uma verdadeira réplica da Apollo 11, a qual é operada pelo filho caçula, no quarto ao lado de onde o irmão controla as missões:


Em ambos os projetos, Jeff utilizou Arduino e Raspberry Pi para gerenciar os luminosos indicativos nos painéis, além dos sons, que aprimoram a sensação de realidade e a brincadeira da gurizada.

Mission Control Desk

Spaceship

Na espaçonave, o Raspberry também é responsável pela interface entre um pequeno braço mecânico e um joystick, o qual, diante dos comandos, simula o lançamento de um satélite em órbita. Um sistema de comunicação em audio permite que os garotos possam interagir durante a missão.

O detalhamento de todo o processo da Mission Control Desk e da Spacecraft pode ser conferido no Makezine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário