domingo, 3 de agosto de 2014

Openstack Day / 4th Openstack Birthday

No último sábado (não ontem, mas na semana passada, no dia 26 de julho) ocorreu o Openstack Day / 4th Openstack Birthday na FTEC em Porto Alegre. O evento reuniu cerca de 40 ativistas da comunidade de Openstack no Brasil e no mundo, pois além de gente de diversas partes do país, o encontro recebeu participantes do Uruguai e EUA.

A programação decorreu com cinco palestras principais, divididas entre dois coffee breaks e almoço, além de uma celebração especial no fim do evento, em comemoração aos quatro anos da ferramenta, desde que foi desenvolvida pela NASA e Rackspace Hosting em 2010, mais tarde sendo assumida pela Openstack Foundation em 2012. As palestras seguiram a linha de gente que utiliza a aplicação como ferramenta de trabalho, trazendo seus próprios cases envolvendo implementação e desenvolvimento baseado no ambiente e experiências que podem auxiliar quem já usa a ferramenta e pensa em melhorias, ou ainda, simplesmente quem está pensando em começar.


A introdução ao ciclo de palestras partiu do Marcelo Dieder, organizador do evento e embaixador do Openstack no Brasil, falando sobre a fundação e o próprio projeto. A HP trouxe dois palestrantes que conseguiram demonstrar o envolvimento da empresa com o projeto. O primeiro, Gustavo Knüpe, quem falou sobre Openstack pré-configurado em máquinas virtuais e o segundo foi o americano Rajeev Pandey, quem falou sobre o HP Helion, uma derivação da ferramenta, desenvolvida pela própria HP, explorando novas funcionalidades e recursos. Renato Armani da Dualtec Cloud Builders falou sobre a criação e o gerenciamento de recursos baseados em ambientes Openstack, aproveitando a visão periférica do Foreman, uma ferramenta voltada para o gerenciamento de serviços e recursos de máquinas virtuais e físicas. E Fábio Pinna da PSafe Tecnologia (sim, você leu certo, PSafe, aqueles do antivírus), descreveu sua experiência após montar um ambiente de block storage de alta performance utilizando Linux e gerenciamento com Openstack.


Graças ao patrocínio da Dualtec, SERPRO, HP, Associação Software Livre, FTEC e voluntários, o evento foi muito bem organizado, desde a estrutura oferecida pela faculdade, as palestras e os petiscos, até os fotógrafos e as camisetas que cada participante recebeu, uma na cor cinza e outra idêntica na cor preta, tudo feito no capricho.


Mesmo não fazendo diretamente parte da comunidade ou mesmo não usando a ferramenta ao ponto de conseguir entrar em uma discussão célebre com um usuário avançado, acaba sendo sempre bom participar desses eventos. Essa pode ser uma boa oportunidade para guinar na carreira, atentando a um novo interesse ou apenas conhecer gente nova, socializar, ouvir histórias e extrair um pouco de conhecimento. Para saber mais sobre o Openstack, visite o site oficial do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário