domingo, 22 de junho de 2014

Dicas para otimizar o desempenho do seu computador

No hemisfério norte, onde a primavera costuma chegar entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, é comum as famílias realizarem os clássicos garage sales (bazar de garagem), na tentativa de ficarem livres de toda a tralha acumulada durante o rigoroso inverno, coisas que não serão mais úteis durante o verão, uma forma de dizer "boas vindas" para a estação que está chegando.


Trabalhando mais ou menos nesse conceito, iniciando em março e decorrendo nos meses seguintes, os laboratórios da TuneUp (empresa do grupo AVG Technologies) lançaram uma campanha para compartilhar alguns truques e dicas de limpeza e otimização do computador, os quais podem ser facilmente seguidos e aplicados por qualquer usuário. Entre os principais estão:
  • Excluir atalhos inúteis da área de trabalho: A dica faz referência apenas aos atalhos não utilizados. Mas eu vou um pouco além, pois sou perito em bagunçar a área de trabalho com arquivos e pastas que no momento não sei onde colocar. Portanto, além de selecionar os atalhos inúteis e teclar "SHIFT + DEL" para definitivamente excluir, cuidado com os arquivos temporariamente alocadas na área de trabalho, pois também podem influenciar no baixo desempenho do sistema.
  • Desinstalar as barras de ferramentas desnecessárias: Durante a instalação de um programa, basta um avançar sem pensar nas opções marcadas na janela anterior, que aos poucos uma coleção de barras vão empilhando na parte superior do seu navegador. Para desinstalar, navegue até OPÇÕES -> CONFIGURAÇÕES -> EXTENSÕES (Google Chrome), FERRAMENTAS -> COMPLEMENTOS -> EXTENSÕES (Mozilla Firefox) ou FERRAMENTAS -> GERENCIAR COMPLEMENTOS (Internet Explorer) e desabilite todas as extensões ou complementos que julgar desnecessário.
  • Desabilitar programas sem uso: Se já possuir o TuneUp instalado é possível fazer uso do Program Deactivator, o qual lista os programas instalados no sistema operacional, mas sem uso, apenas consumindo recursos do sistema. Dessa forma, o Program Deactivator pode desabilitar essas aplicações, evitando desinstalações inconvenientes, pois quando necessário, o programa ainda estará pronto para uso.
clique na imagem para ampliar
  • Desinstalar programas não usados por muito tempo: A partir do TuneUp Utilities é possível realizar uma análise no sistema, listando todos os programas instalados, mas filtrando apenas programas que já não são utilizados por um longo período, podendo facilmente remover essas aplicações.
clique na imagem para ampliar
  • Desabilitar programas com início automático: Provavelmente para os usuários mais experientes essa função seja bastante conhecida, pois existem recursos no sistema operacional que podem atuar diretamente nessa necessidade. Mas a intenção do TuneUp Utilities é facilitar a vida e acabar com qualquer tipo de receio, por isso, utilizando essa ferramenta é possível desabilitar a inicialização automática de programas em apenas um clique.
clique na imagem para ampliar
  • Limpar arquivos desnecessários: Depois de desabilitar ou desinstalar os programas sem uso, utilizando o próprio TuneUp é possível realizar uma limpeza no sistema, excluindo históricos de navegação e arquivos temporários, conforme as opções oferecidas.
clique na imagem para ampliar

A TuneUp parametrizou computadores entre antes e depois de passarem por esses procedimentos corretivos, utilizando para análise o PCMark 8, ferramenta que simula cargas de trabalho cotidiano nos computadores. Os resultados foram realmente satisfatórios, sinalizando uma melhora de 20% no rendimento dos equipamentos após as correções, provando que cuidados básicos funcionam, principalmente quando atrelados a uma ferramenta que auxilia nesse processo.

Fonte: TuneUp Utilities - AVG (assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário