sábado, 21 de junho de 2014

Como funciona a Tecnologia da Linha do Gol?

Goal-Line Technology (GLT) ou Tecnologia da Linha do Gol é o mais novo recurso tecnológico da Fifa na Copa de 2014. A função, como a maioria dos torcedores já deve saber, é auxiliar os árbitros na identificação de gols que ficaram reclusos no meio de toda a euforia do momento, impactando na incerteza quanto a passagem ou não da bola pelas limitações impostas pela linha e traves. 

O recurso funciona com 14 câmeras (7 para cada gol) instaladas nas imediações do campo. As câmeras tem a função de identificar a localização da bola, enviando as imagens para uma central que calcula a posição exata da brazuca, fazendo uma leitura 3D, a partir da análise de 500 imagens por segundo, cerca de 30 vezes mais que o olho humano. A precisão da localização da bola é 3,6 mm. Dessa forma, assim que a bola ultrapassa os limites do gol, um sinal é criptografado e em menos de 1 segundo enviado para o relógio do juiz, o qual sofre uma vibração quando recebe o alerta, exibindo na tela a mensagem e a notação de tempo.


Estreada na última eliminatória entre França e Honduras no Beira Rio em Porto Alegre / RS, quando o goleiro tentou atacar a bola já cruzando a linha do gol com a mão, a tecnologia é fornecida pela empresa alemã GoalControl Gmbh. Denominado tecnicamente de GoalControl-4D, o sistema custa US$ 257.000 dólares para ser instalado em cada estádio, além do custo de manutenção de US$ 4.200 dólares por jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário