sábado, 24 de maio de 2014

O dilema do carregador portátil que não funciona

Em tempos de mobilidade, deixar habilitado todas as conexões do celular não é mais uma simples opção, mas sim, uma necessidade. Salvos sejam os alienados digitais que ficam satisfeitos com qualquer dumbphone que faça ligações e envie mensagens. Se não, deixar o Wi-Fi, bluetooth, GPS / localização e 3G / 4G, todos lá, em pleno funcionamento, é inevitável. Mas isso tem seu preço e quem paga é a bateria do aparelho, pois além de sustentar essas conexões, precisa alimentar os demais recursos necessários para o funcionamento de toda a bagaça, sem contar o principal, o uso, muitas vezes por usuários afoitos, navegando, teclando, ouvindo músicas e de vez em quando fazendo ou recebendo uma ligação.


Independente da capacidade da bateria, a pior consequência dessa história toda é a baixa autonomia dessas guerreiras. A maioria desses frenéticos usuários precisa recarregar o aparelho todos os dias, sem exceções, e já ouvi relatos de gente que recarrega até mais. No meu caso, recarrego a cada dois ou três dias, pois apesar de não ser um total alienado digital, uso todas as conexões e recursos on demand. Só ativo quando preciso. Claro que isso gera algumas controversas, mas E-mails e mensagens não lidas no Whatsapp podem esperar. E se perder ou roubarem o aparelho, o que vai adiantar eu monitorar a localização via GPS, se não vou poder ir até o local e pegar de volta?

Só que apesar dos pesares, essa coisa toda de ficar sem bateria as vezes irrita. A gente nunca sabe quando ela pode acabar. Basta esquecer de recarregar o aparelho durante a noite e precisar usar ele um pouco mais que a média no dia seguinte pra coitada arregar.

Pensando nisso, esses dias resolvi comprar um daqueles carregadores de emergência. Sim, aqueles com uma bateria integrada que armazena carga para recarregar ou alimentar qualquer dispositivo com consumo até 5V. Fui na loja e pra minha surpresa R$ 40 contos resolveriam meus problemas.

Carregador de emergência portátil (Egreen) | Cabos USBs para conexão e 10 adaptadores (ponteiras) compatíveis com aparelhos mais comuns

Tudo muito bom, muito bonito, principalmente se o bagulho funcionasse. Se conseguisse, teria virado a "parada" do avesso de tanto que futriquei, tentando algum resultado, até que voltei na loja, expliquei toda a situação e depois de uma semana, os caras informaram que fariam a troca. Novamente, fiz tudo como manda o script e nada. Usando meus conhecimentos básicos e limitados em eletrônica, já havia feito alguns testes, percebendo que a bateria possuía carga, assim como, passando pelo circuito, o próprio liberava a energia necessária pra conexão USB disponível, mas por algum motivo, os aparelhos que conecto não recebem carga.

Bateria interna carregada

O cilindro de alumínio funciona como condutor; No circuito tem um pino central (positivo) e um anel lateral (negativo) que fecham contato com os polos da bateria através da carcaça do cilindro.

Parecendo criança que não pode esperar quando quer alguma coisa, nem sonhando com a demora na entrega desses sites de compras gringos, hoje fui em algumas lojas procurando outro modelo de carregador que pudesse atender a minha necessidade, afinal, ela pode passar a ser imediata a qualquer momento. Cheguei em uma loja de celulares xing-ling, encontrei o que procurava, mas achei meio suspeito o modelo, já desconfiado, pedi pra testar. Funcionou e por mais R$ 70 contos, resolvi trazer pra casa o bichinho e sabe que até curti? Diferente do outro, tem duas conexões USBs disponíveis para saída de carga e uma micro USB para receber carga, além de um botão que aciona LEDs indicativos referente ao status da bateria interna.

 Carregador de emergência portátil (Dotcell) | Cabo USB para micro USB, cabo para iPhone 5 ou superior e adaptador para iPhone 4S ou inferior

Duas alimentações USBs | Na lateral uma micro USB para recarregar a bateria interna

Realmente achei legal esse segundo, principalmente se funcionar por uns bons tempos, não sendo tão vagabundo igual ao outro, que provavelmente vou incomodar o pessoal da loja e clamar por uma nova troca.

6 comentários:

  1. Pois, sou desses que precisa carregar a bateria todo dia.
    Na verdade, toda vez que chego em casa coloco o celular na carga (o plug do carregador fica junto a tela do pc).
    Mas quando passo o dia inteiro fora, as vezes a carga acaba no final da tarde, me deixando sem celular na hora de voltar pra casa.

    A solução peguei no DealExtreme:
    http://www.dx.com/p/external-2600mah-power-battery-charger-w-usb-flashlight-for-iphone-ipod-samsung-htc-black-232335
    E de brinde carrego uma lanterna junto na mochila..

    [ ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Haha...

      Legal!
      Valeu por compartilhar!
      Na realidade, acho que a maioria do pessoal é assim. Só eu que persisto tentando fazer milagres com a bateria. Lembro que tu tive um Motorola C115 que eu programava pra desligar toda a noite e ligar no dia seguinte, na intenção de economizar bateria. A coitada chegava a durar 15 dias.

      Só que os tempos mudaram...

      Vou aderir a tua sugestão agora que já sanei meu medo de ficar sem bateria na rua, comprando o carregador descrito na postagem, sendo que posso esperar pela entrega do DX.

      x D

      Valeu!

      Abraços!

      Excluir
  2. Sei que a postagem já tem alguns meses, mas fiquei curioso com o desfecho que teve aquela bateria da egreen, pois comprei uma igual e nunca funcionou direito.
    Na primeira vez que usei ela, ela até deu uma carga no celular, mas depois não consegui carregar ela novamente, ou danifiquei ela sem querer.
    Gostei dela pela possibilidade de se substituir a bateria interna, diferente da maioria dos outros modelos encontrados por ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      Tudo bem?

      Bom, na verdade, não gosto muito de depender de garantia ou tratar com assistência técnica, só faço quando é realmente necessário, por isso, o carregador Egreen está abandonado dentro de uma gaveta por aqui, pois acabei não correndo mais atrás de apoio. Gostei dos conversores que acompanham o kit, então, juntei com outros que eu já tinha, pois a gente nunca sabe quando vai precisar. A carcaça de alumínio do Egreen é interessante, então também vou deixar guardado, caso algum dia tenha utilidade.

      Considerando que o seu modelo também não funcionou, talvez seja apenas um lote com defeito, mas não descarto a possibilidade de nenhum desses carregadores funcionar.

      Valeu pelo comentário!

      Abraços!

      Excluir
  3. Oi bom dia eu comprei um carregado por tático pelo o sait e o carregador não está aceitando o carregamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Desculpe a demora em responder, mas apenas pra não te deixar sem retorno...

      Por favor, se estiver com problemas ainda e necessitar de apoio, tente ser mais específico com a dúvida, OK?

      Excluir