sábado, 15 de fevereiro de 2014

Ministério da Saúde aposta no E-SUS Samu

Em tempos de redes sociais, identificar uma pessoa, nome completo, idade, sexo, características físicas, necessidades específicas, além da localização do indivíduo, não é uma tarefa difícil. Basta consultar as informações descritas no perfil do Facebook e pronto, está tudo lá. Baseado nessa disponibilidade é que Ministério da Saúde lançou durante a Campus Party, na semana retrasada, o E-SUS Samu, um aplicativo que em apenas um clique pode salvar a vida do usuário.

www.walterpinheiro.com.br

Disponível na página www.samuemergencia.com.br, o aplicativo oferece integração com Facebook e Waze, utilizando as credenciais do usuário para autenticação, possibilitando a coleta das informações que as redes oferecem. Realizando o cadastro no serviço, o usuário deverá complementar alguns dados, como por exemplo, se possui plano de saúde e se é portador de doenças crônicas, como hipertensão ou diabetes. A pessoa também deve indicar o perfil de familiares e amigos que devem ser avisados caso o socorro seja acionado. No momento que a pessoa solicita auxílio, um aviso também é publicado na sua timeline do Facebook.

Inicialmente a ferramenta vai oferecer suporte para Android e iOS, disponível inclusive nos idiomas inglês, espanhol, francês e alemão, pois a ideia é poder atender também estrangeiros hospedados no país, estando disponível a partir de março, no Carnaval, primeira grande necessidade definida pelo governo para testar a aplicação.

Conforme a apresentação do ministro da saúde, Alexandre Padilha, além de possibilitar mais agilidade no atendimento, utilizando o aplicativo será possível reduzir possíveis desistências durante o deslocamento da ambulância, pois a integração com o Waze, permitirá receber informações em tempo real do trafego, podendo calcular o tempo previsto para a chegada dos socorristas. Outro ponto que a chegada do aplicativo pretende definir, é a diminuição das "ligações trote", demanda que representa entre 22% e 25% das chamadas recebidas, pois a intenção é fazer com que o próprio aplicativo defina a integridade do perfil do solicitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário