domingo, 19 de janeiro de 2014

Google planeja levar Android pra dentro dos carros

Não é recente a ideia de integrar sistemas operacionais móveis nos carros. A Fiat tentou algo parecido alguns anos atrás com o Blue&Me, tecnologia que embarcou Windows Mobile em diversos veículos da marca, possibilitando o pareamento de recursos entre o carro e os celulares dos passageiros. Na WWDC 2013, a Apple também anunciou algo como "iOS no carro" ou coisa parecida. Isso sem contar diversas outras tentativas menores e independentes, envolvendo montadoras e fabricantes de celulares que já pipocaram pelo mercado.

Mas quando o negócio envolve Google, não querendo desmerecer a Apple, obviamente, a gente sabe que "a porra" pode ficar mais séria. Em parceria com Audi, GM, Honda, Hyundai e vejam só, Nvidia, a Google anunciou no início do mês, a OAA (Open Automotive Alliance), iniciativa com o objetivo de acelerar as inovações no setor automotivo, envolvendo integração com smartphones rodando Android. Segundo Patrick Brady, diretor de engenharia do Android, as pessoas já levam seus smartphones com Android para dentro dos seus carros, mas ainda não existe uma experiência otimizada envolvendo esses recursos, defendendo a ideia de integrar as funções e aplicativos disponíveis no aparelho através de um display acoplado no painel do veículo.


Baseado em um sistema denominado previamente de My Link, os usuários poderão acessar os aplicativos utilizando comandos de voz, podendo utilizar recursos como GPS ou músicas, além de qualquer outro recurso disponível no aparelho. "Milhões de pessoas já estão acostumadas a usar o sistema Android todos os dias. A expansão da plataforma para automóveis permitirá que nossos parceiros da indústria integrem mais facilmente a tecnologia móvel para carros e ofereçam aos motoristas uma experiência digital perfeita, sem interferir no desempenho na estrada", destacou Sundar Pichai, vice-presidente sênior para Android e Chrome na Google.

Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia é otimista, completando que até o fim de 2014 os primeiros modelos integrando essa tecnologia poderão estar disponíveis, apesar de que o tempo pode variar dependendo da montadora e os recursos necessários para implementação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário