sábado, 31 de agosto de 2013

Eu amo meu blog

Já que hoje é dia 31 de agosto, Dia do Blog (qualquer mera semelhança entre 3108 e a palavra blog não é apenas coincidência), vou tentar seguir a tradição e recomendar algum outro blog pra galera que nos acompanha aqui também começar a seguir. Gostaria de indicar o Guanabara.Info, não apenas por acaso, mas principalmente porque acho que ele e o Gustavo Guanabara (criador do site) são um dos grandes responsáveis por eu estar nessa vida de blogueiro (mesmo que amador) desde o fim de 2009 quando criei o Geek Fail. Sou muito grato por tudo que aprendi lá logo no início de 2008 quando conheci o Guanabara, atraído pelo conteúdo de qualidade, sempre falando de diversos assuntos relacionados a tecnologia e suas tendências, despertando assim meu desejo por tentar criar algo parecido, mantendo toda essa rede de contatos e interação entre "amantes da tecnologia", como o próprio Guanabara sempre chamou. 


Enfim, sem mais delongas, até porque se essa postagem sair depois das 0:00, vai perder todo o sentido. Mas como diria aquela imagem "Keep Calm and Blog On".

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

"Noty Buke Itauteke" pra negócio

clique na imagem para ampliar

Sem comentários...

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Onde fui roubado?

Esse é o tipo de dica que a gente espera não precisar usar, mas infelizmente devido a falta de segurança que sofremos ao andar pelas ruas, seja de alguma grande metrópole ou interior, é necessário o uso de ferramentas desenvolvidas pela própria comunidade, no intuito de compartilhar e alertar quanto aos roubos, assaltos e agressões que todos os dias inúmeros cidadãos enfrentam.

O Onde Fui Roubado é uma ferramenta online que permite reunir um banco de dados registrando exatamente os pontos onde ocorreram delitos. A integração desses locais é feita a partir do Google Maps, sendo possível visualizar o endereço exato do crime. Essa base de dados deve ser alimentada pelas próprias vítimas, podendo inserir, além do endereço, informações como data, hora, tipo de roubo (assalto, furto ou sequestro), bens roubados, valor estimado das perdas, boletim de ocorrência e um campo destinado para relatar maiores detalhes.

A partir desses registros é possível definir pontos de maior incidência de roubos em determinada cidade, pois todos os municípios em território nacional estão presentes para inclusão e consulta de informações, separados por estado, assim sendo possível extrair uma média de crimes por período em cada região.

Fonte: compartilhado pela @brupaese via Twitter

sábado, 24 de agosto de 2013

Tudo isso só pra limpar o cooler

Se você é nerd e psicótico por limpeza, provavelmente já abriu (ao menos tentou abrir) seu notebook pra limpar o dissipador e o cooler, principais componentes afetados pelo acúmulo de pó causado pela rotação da própria ventoinha em contato com o ar. A questão é que dependendo do modelo de notebook, chegar até o cooler pode ser uma tarefa complicada. Boa parte das vezes é preciso desmontar o notebook inteiro (literalmente), sem contar no fato de que os fabricantes adoram abarrotar a carcaça de parafusos, dificultando ainda mais o trabalho.


O vídeo abaixo é uma produção em formato de clipe, sátira ou qualquer coisa do gênero, descrevendo toda a saga (passo a passo) que os pobres nerdzinhos ou técnicos de manutenção passam para abrir um notebook:


Como diria a música "All this just to clean the fan".

Fonte: Meio Bit

Dropbox.com.br não é Dropbox

Sempre sofri com as consequências em torno de utilizar mais de um computador. Desktop, notebook, netbook, tablet e smartphone. É muito dispositivo pra armazenar a quantidade de informação consumida diariamente. Um download aqui e outro ali. Aí na semana seguinte, você lembra que precisa daquele arquivo que baixou durante a bucólica navegação em uma madrugada qualquer, só não sabe onde guardou, e acaba precisando auditar todos os equipamentos usados no período em busca do tal arquivo.

Desde que comecei a usar o Dropbox, acho que acabei com esse problema. Tenho sincronia de todos os meus dados, basta ter uma conexão com a internet, um usuário e uma senha, ou na maioria das vezes, o atalho para o aplicativo instalado, oferecendo a facilidade de parecer estar salvando tudo no disco rígido ou dispositivo de memória do próprio equipamento, mas você sabe que está fazendo mais que apenas isso.

Alguns meses atrás, em março desse ano, parte do grupo de executivos do Dropbox esteve presente no Brasil, anunciando o funcionamento do serviço também em português brasileiro, conforme divulgado no blog oficial da empresa. Até então, os brasileiros utilizavam a aplicação disponível apenas em outros idiomas, como francês, alemão, italiano, japonês, coreano e espanhol. Na ocasião, o serviço já contava com mais de 100 milhões de usuários, espalhados por 200 países, sendo que a cada 24 horas, 1 bilhão de arquivos são enviados para o serviço, dentre esses, a parcela de 1 milhão de fotos são enviadas por dia, apenas por brasileiros.


Semanas atrás, fui apresentar um trabalho na faculdade utilizando um dos computadores do laboratório. Abri o navegador e sem querer acabei digitando www.dropbox.com.br ao contrário de www.dropbox.com para baixar o arquivo que precisava. Para minha surpresa, a mensagem "Página em construção" apareceu na tela. Tudo bem uma página estar em construção, mas é um tanto amador para uma empresa do porte do Dropbox tratar a situação com tal simplicidade. Dessa forma, usando o Whois do Registro.br, descobri que em 2008 alguém resolveu registrar o domínio no Brasil, talvez já pensando que o serviço criado um ano antes, em 2007, poderia render algum sucesso anos mais tarde, conforme vem acontecendo.


No entanto, ao contrário da lógica, o Dropbox parece não seguir registrando domínios conforme o país que está presente ou o idioma que oferece, assim como várias multinacionais de diversos ramos costumam fazer. Acessando https://www.dropbox.com/help/217/ é possível visualizar quais domínios o Dropbox utiliza oficialmente, servindo inclusive de alerta para possíveis fraudes.

Quanto ao domínio que o rapaz criou no Registro.br em nome do Dropbox, excluindo a possibilidade do serviço evoluir para uma potência mundial, como a Google por exemplo, não acredito na possibilidade de processos e coisas do gênero. 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cadê a tecla Windows?

Analise o teclado do notebook na imagem abaixo e localize a tecla Windows:

clique na imagem para ampliar

Afinal, quem precisa seguir o padrão?

domingo, 18 de agosto de 2013

RESULTADO DO SORTEIO: Skin para notebook ou iPhone 4 / 4S

Conforme prometemos e ainda ontem havíamos relembrado na fanpage do blog no Facebook, acabamos de realizar o sorteio das skins, válido desde o dia 28 de julho quando divulgamos a primeira postagem anunciando a promoção. Dessa forma, já temos o nome do ganhador, identificado como MAURO SANZ, o qual pode ser conferido também clicando nesse link.

clique na imagem para ampliar

Parabéns ao Mauro! E gostaria de lembrar que você tem o direito de escolher entre a skin para notebook com tela de 13,3" / 14,1" ou a skin para iPhone nos modelos 4 / 4S. Você deve entrar em contato nas próximas 48 HORAS através do nosso formulário de contato, informando NOME COMPLETO e ENDEREÇO PARA ENTREGA (rua, número, bairro, cidade, estado e CEP), assim como a sua escolha entre 1 (UMA) SKIN PARA NOTEBOOK 13,3" / 14,1" OU 1 (UMA) SKIN PARA IPHONE 4 / 4S para que possamos realizar o envio do material.

Agradeço a todos que participaram! Fica aqui meu muito obrigado também para o pessoal da Skin Love, especialmente a Maria Fernanda, consultora comercial, quem realizou o contato inicial e nos enviou os brindes.

Muito obrigado a todos, acompanhem o blog e aguardem as próximas promoções!

Como foi a 1ª edição do Fórum TcheLinux Vale dos Sinos

Conforme havíamos anunciado alguns dias atrás, durante a tarde do último sábado (10/08/13), ocorreu a 1ª edição do Fórum TcheLinux Vale dos Sinos na FTEC de Novo Hamburgo. Apesar da chuva e do clima frio, diversos seguidores e entusiastas do software livre, famintos por conhecimento, estiveram presentes no campus da universidade, transitando entre as salas reservadas para as palestras, classificadas nas categorias Developers, Users e SysAdmin.


Considerando que fiz parte da comissão organizadora do evento, acabei ficando responsável pela Sala SysAdmin, auxiliando e prestando suporte aos palestrantes e ouvintes. Assim fui contemplado pela palestra do senhor André Machado, militante e defensor da cultura por trás do Debian, que por sinal, ministrou a palestra "Debian Linux kernel tuning cargas extremas I/O ambiente corporativo, sgbd, email", falando sobre a gestão do sistema operacional em ambientes de grande escala, gerenciando e escalonando processos e serviços. Em seguida foi a vez do senhor Roberto Cohen com a palestra "Quaizer, sucessor do Ocomon", uma aplicação que vem sendo desenvolvida por ele e o sócio ao longo de alguns anos, baseada em web e totalmente open source, a qual trata da gestão de chamados técnicos voltados para área de TI, uma solução interessante para equipes que prestam suporte para um grande grupo de usuários. Devido a uma troca nos horários, na sequência tivemos Daniel Bauermann, um dos fundadores e figuras mais conhecidas do Software Livre VS, trazendo a palestra "Monitoramento da rede de A a ZABBIX", comentando sobre as diversas funções que a ferramenta oferece e a experiência que ele possui utilizando a aplicação para uso profissional, a qual ele descobriu ainda na época de faculdade. Por último, tivemos Luiz Guaraldo, administrador de sistemas e especialista em segurança da informação, apresentando a palestra "Backup Corporativo com Bacula", demonstrando a ferramenta e comentando sobre os benefícios em torno do uso da mesma.

André Machado - Debian Linux kernel tuning cargas extremas I/O ambiente corporativo, sgbd, email

Roberto Cohen - Quaizer, sucessor do Ocomon

Daniel Bauermann - Monitoramento da rede de A a ZABBIX

Luiz Guaraldo - Backup Corporativo com Bacula

Confraternização no encerramento do evento

No fim das palestras, todos foram convidados para a sala de conveniência, onde foi oferecido um coffee break, além do sorteio de diversos brindes. Sem dúvidas, para a primeira edição, o evento foi excelente! Uma pena que conforme já comentamos, o clima não ajudou muito, além da ausência de duas figuras esperadas; uma delas o palestrante mais jovem do evento, o garoto João Pedro Guimarães, que com apenas 12 anos, iria falar sobre software livre na educação, apresentando a palestra "Educação, Linux, windows. Como amadurecer". Outro que fez muita falta foi o coordenador e organizador de todo o evento, meu amigo Marcos Barbosa, quem por motivos de saúde, não conseguiu comparecer. Mas tenho certeza de que a FTEC continuará apoiando essa iniciativa e no próximo ano, mais uma vez será o "braço direito" do evento, oferecendo o espaço e permitindo que possamos desenvolver atividades maiores e mais movimentadas, contribuindo para o aprendizado e entrosamento da comunidade.

sábado, 17 de agosto de 2013

Unboxing Xbox One

Primeiro unboxing do Xbox One, feito pela própria Microsoft.


Itens inclusos na caixa do novo console:

- Kinect
- Headset
- Joystick
- Manual do usuário
- Adesivo
- Fonte de alimentação
- Xbox One


Respondendo a algumas perguntas no Twitter, o presidente da Sony ainda fez piadas sobre o unboxing do Xbox One, afirmando que por parte da Sony não haverá nenhum unboxing para não estragar a surpresa e alegria das pessoas quando chegarem com seu Playstation 4 em casa. Também não irá conter nenhum adesivo na caixa já que o console já tem uma logo nele mesmo.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O que tem pra 15 de agosto?

Apenas para lembrar o Dia da Informática:


A data é celebrada desde a criação do primeiro computador eletrônico, composto por válvulas e capaz de realizar cálculos. O desenvolvimento do ENIAC ocorreu durante a II Guerra Mundial, usado para fins militares, o equipamento começou a operar em 1946.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pesquisando no Mercado Livre

O horário de almoço é um momento de descontração. Alguns resolvem dormir, outros ler o jornal, acessar o Facebook ou pesquisar as ofertas disponíveis no Mercado Livre. No caso do meu colega Robby, a última opção geralmente é a escolhida. No entanto, nem sempre ele acerta na hora de descrever exatamente o que procura:

"Calota Chapeu Chines Opala" - clique na imagem para ampliar

P.S.: Obviamente foi um erro de digitação dele, mas no momento foi muito engraçado.

domingo, 11 de agosto de 2013

Meu pai, meu herói

Pra quem também considera seu pai, um herói:


Parabéns a todos os pais pelo seu dia!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Yahoo diz adeus ao Alta Vista

Criado em 1995 pela Digital Equipment Corporation (DEC), na época fabricante de computadores, até meados do ano 2000 o Alta Vista era um dos buscadores mais populares na internet, quando abocanhava 20% do mercado de buscas. Enquanto os outros buscadores populares, tais como Lycos, Infoseek ou o próprio Yahoo!, tratavam suas bases de dados para pesquisas como "catalagos de sites", o Alta Vista era capaz de ler as informações diretamente dos sites, inserindo esses dados em um índice, o que tornava as buscas mais rápidas e precisas, destacando e proporcionando popularidade ao sistema. Essa característica fazia parte de uma estratégia da DEC, partindo da intenção em demonstrar o poder de processamento que os computadores fabricados pela mesma poderiam oferecer, sustentando tal algoritmo durante as consultas.


Em 2003 o Alta Vista foi comprado pela Overture Services e meses depois, o Yahoo! comprou essa companhia, consequentemente assumindo o comando do Alta Vista e outros serviços oferecidos pela empresa, e assim foi até o dia 8 de julho de 2013, quando o Yahoo! desativou definitivamente o funcionamento do Alta Vista. No início de julho, o Yahoo! divulgou a decisão, juntamente com o anúncio da interrupção de outros 11 serviços também mantidos pela empresa e que serão desativados até o dia 28 de setembro. E são eles Yahoo! Axis, Yahoo! Browser Plus, Citizen Sports, Yahoo! WebPlayer, FoxyTunes, Yahoo! RSS Alerts, Yahoo! Neighbors Beta, Yahoo! Stars India, Yahoo! Downloads Beta, Yahoo! Local API e Yahoo! Term Extraction API. A estratégia relacionada a descontinuar serviços defasados e pouco utilizados faz parte das mudanças que vem sendo tomadas pela CEO Marissa Mayer, alegando como medida a economia de esforços, dedicando assim mais atenção aos projetos com maior importância.

Antes de encerrar as atividades, os domínios relacionados ao Alta Vista ainda apontavam para a página de buscas do site, mas desde a data proposta para o encerramento, tudo agora é direcionado para o Yahoo.

O Alta Vista foi a primeira ferramenta online de tradução a ficar popular na rede, oferecendo recursos de pesquisa em diversos idiomas, além da opção de segmentar as buscas por imagens, vídeos e textos, recursos únicos e inovadores para a época.

Como todos sabem, o atual mercado de buscas é liderado pelo Google, mantendo 66,5% de participação, seguido do Bing (Microsoft) com 17,3%, Yahoo com 12%, Ask.com com 2,7% e AOL com 1,4%, conforme estimativas demonstradas ainda em abril de 2013.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

317 cliques depois


Obviamente a documentação de todo o software deveria dizer que quando o programa travar, depois de mais ou menos 317 pertinentes cliques ele vai voltar a funcionar.

Fonte: 9gag via Instagram

domingo, 4 de agosto de 2013

Vem aí a 1ª edição do Fórum TcheLinux Vale dos Sinos

Já fazem algumas semanas que estamos veiculando o banner de divulgação da 1ª edição do Fórum TcheLinux Vale dos Sinos, ali no canto direito do blog. Em maio já havíamos anunciado a submissão de palestras para o evento, convidando a galera que estava afim de palestrar. O tempo passa, e no próximo sábado, dia 10 de agosto, das 13h às 18h, será realizado o evento, o qual vai ocorrer na FTEC (unidade de Novo Hamburgo / RS).


Serão realizadas diversas palestras, divididas pelas categorias "Developers", "Users", "Sysadmin" e "Mista", além do sorteio de brindes, coffee break e muito networking, permitindo que você possa fazer novos contatos, compartilhando e conhecendo novas experiências.

Não deixe passar essa oportunidade! Venha participar da edição regional do fórum de um dos maiores grupos de usuários de software livre do RS, o TcheLinux.

Para maiores informações visite a wiki oficial do evento.

Apareçam!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Caixa de som exclusiva da Sony

Um modelo exclusivo que recebe a marca Sony. Provavelmente vai ser difícil você encontrar outra igual:




Autoria do meu colega de trabalho Robby Trindade.

Escute o som do momento com Myinstants

Muitas vezes sem intenção alguma, uma frase ou mesmo algum som engraçado acaba sendo destaque na mídia, evoluindo mais tarde para um viral através de memes na internet. Em pouco tempo, boa parte de quem está sempre ligado no que rola na rede já está comentando o ocorrido, inclusive elaborando adaptações envolvendo a situação. Pensando nisso, o Myinstants é um canal que armazena mais de 3 mil arquivos de áudio relacionados a esse tipo de conteúdo. Em uma rápida busca é possível encontrar citações como "Pra nooossaa alegriaa!", "O que é isso jovem?", "Aham, senta lá Cláudia." e diversas outras.


Você pode escutar os arquivos através do próprio site ou fazer o download. O Myinstants também possui um aplicativo para Android contendo os áudios.

Fonte: indicado pelo Jabel Fontoura