sábado, 21 de dezembro de 2013

Presentes nerds para filhos de nerds

Uma das minhas sessões favoritas na leitura mensal da Revista Info são os artigos escritos de forma independente pelos colunistas, identificada pela redação como "Ideias". É uma forma de conhecer um pouco da vida de figurões da tecnologia que vivem mundo afora. 

Nesse mês, o diretor-geral da Abril Mídia, Manoel Lemos, em consideração a época do ano, momento de investir uma grana no presente de Natal da gurizada, resolveu propor três dicas de presentes que podem ajudar crianças (e porque não adultos também?) a estimular a lógica e o raciocínio, partindo para um contato direto com a tecnologia:


Little Bits: são vários blocos divididos em pequenos circuitos eletrônicos, compostos por diversos componentes, como pequenas chaves, sensores de luminosidade e potenciômetros. Esses circuitos são conectados a outros que permitem agregar mais funções. Os blocos que possuem conectores rosas recebem "entradas" e os que possuem conectores verdes recebem "saídas". A ideia é adicionar componentes como LEDs, motores, alto-falantes e coolers, os quais passam a ser gerenciados por essas placas. 

Goldie Box: Desenvolvido por uma engenheira de Stanford, Debbie Sterling, o brinquedo tem a função de ingressar mulheres na engenharia. Recomendado para meninas a partir de 5 anos, o kit é baseado no desenrolar de uma história, sendo necessário que as meninas aprendam conceitos do ramo da engenharia para resolver os problemas propostos durante a narrativa. Definições para termos como eixos, engrenagens, e polias são aprendidos.

Scratch: Criado pelo MIT, o Scratch é considerado uma linguagem de programação didática. A ferramenta é gratuita e pode ser utilizada online. O ambiente proposto é composto de um quadro branco com vários blocos ao lado. Cada bloco tem uma função lógica, podendo esquematizar entradas através do teclado ou controlar e execução de programas e tarefas do sistema. A aplicação conta com um mascote, um gato, quem pode interagir nos trabalhos criados.

Fonte: Info (edição impressa - dezembro / 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário