sábado, 21 de setembro de 2013

Palestra da IBM: Cidades Inteligentes

Semana passada assisti uma palestra na Feevale ministrada por um colaborador da IBM, quem falou sobre o tema Cidades Inteligentes, conforme descrevi no título da postagem. O assunto é deveras interessante, principalmente considerando o envolvimento com aplicações móveis que podem auxiliar em um possível monitoramento, por exemplo. Como precisei redigir uma resenha sobre a palestra para a disciplina que teria aula no dia, aproveito o trabalho que fiz para publicar por aqui também. Segue abaixo:

Em conjunto com a sua evolução sofrida ao longo dos anos, consequência de uma necessidade trazida pelo mercado, a IBM tem demonstrado uma grande preocupação com a sociedade. Dessa forma, a empresa está investindo em iniciativas na intenção de tornar o mundo um lugar mais sustentável, adaptando paradigmas já propostos anteriormente para que sejam úteis em situações adversas, transformando assim seu objetivo principal, pensando em atender a alta demanda relacionada ao crescimento populacional, um reflexo da evolução das grandes cidades.

A intenção não é controlar o crescimento demográfico ou social, mas a partir do monitoramento dessa evolução, tornar o mundo um lugar mais interconectado e inteligente, melhorando a vida nas grandes cidades, através de recursos propostos pela mobilidade computacional. Acreditando que 90% dos usuários de dispositivos móveis estejam com seus aparelhos o tempo todo, é possível alimentar uma imensa base de dados com margens de erros quase irrelevantes. No entanto, toda essa carga de informações acaba referenciando um conceito amplamente discutido atualmente; Big Data. Conforme o palestrante Antonio Carlos Canova comentou, os dados na sua forma bruta são como petróleo; precisam ser tratados. Nessa etapa são necessários os procedimentos aplicados para extração de informações, as quais vão provar o retorno no investimento realizado anteriormente.

Imagem: diariocatarinense.clicrbs.com.br

A IBM tem defendido muito os critérios por trás do mobile first, o que remete na questão de pensar no desenvolvimento de uma aplicação já implementando o suporte com plataformas móveis que esse mesmo aplicativo deve também oferecer, pois segundo a IBM, além da praticidade, mobilidade também é emoção. Afinal, todos sentem prazer quando estão utilizando um aplicativo móvel.

A mobilidade está sendo transformada em um modelo de negócios. A possibilidade de estar conectado com todo mundo o tempo todo, remete ao usuário não estar isolado, o que acaba sendo uma necessidade estar conectado.

Thomas John Watson, fundador da IBM, sempre dizia que para uma pessoa ser produtiva é preciso que ela pense. Dessa forma, a IBM defende a necessidade de aplicativos móveis que trabalhem em conjunto com a sociedade e suas virtudes, desenvolvendo processos mais inteligentes. Exemplos apresentados durante a palestra, como o aplicativo que monitora o consumo de água de uma residência e outro que auxilia pessoas com deficiência visual na locomoção dentro das cidades, são iniciativas que impactam na percepção das pessoas, fazendo com que todos desfrutem dos benefícios que a tecnologia pode trazer para a sociedade. Uma transação móvel é uma troca significativa em termos de valores, necessitando de segurança e integridade, ao mesmo tempo que são necessários aplicativos multicanais, funcionando em qualquer sistema operacional, idenpendente de plataforma estabelecida como requisito.

A palestra registrou a abertura da competição Cityrumble, fruto da parceria entre Feevale e IBM, na qual equipes formadas pelos alunos dos cursos de graduação envolvidos, deverão desenvolver um aplicativo compatível com plataformas móveis que tenha como base o tema "cidades inteligentes".

4 comentários:

  1. "deverás interessante" ou "deveras interessante"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É "deveras interessante".

      Não faço ideia de como aquele acento foi parar aí...

      Haha...

      Valeu por avisar!

      Excluir
  2. Fiquei sabendo do Prêmio EDP Inovação 2020, que incentiva ideias dentro do tema "cidades inteligentes". É um put* oportunidade pra quem curte empreendedorismo, quem ganha vai até o Vale do Silício visitar o Google e o Facebook... www.edp.com.br/premio Achei bacana compartilhar! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara!

      Tudo bem?

      Poxa, bem interessante esse desafio!
      Com certeza é uma ótima oportunidade!

      Quanto ao link que você indicou, parece que ele não funciona. Pesquisei um pouco e encontrei esse http://premioedp2020.ning.com/, acho que seria o correto, não?

      E o site principal da EDP parece ser esse http://www.edp.com.br/Paginas/default.aspx.

      Muito obrigado pelo complemento assim como o comentário!

      Abraços!

      Excluir