sábado, 27 de julho de 2013

Depois das frutas, Instagram é atacado por smoothies

No início do mês, o Instagram foi alvo de um ataque de spam, a partir do qual, em torno de 130 mil contas foram afetadas, involuntariamente publicando imagens de deliciosas frutas e comentando que haviam aderido uma nova dieta, no caso, em nome dos usuários. A descrição em questão também convidava os interessados para ingressar na tal dieta, induzindo o clique em um link descrito na biografia do usuário, o qual direcionava para uma falsa página da BBC, mas que ao mesmo tempo, afetava a conta do ingênuo seguidor, quem passava a tomar os mesmos sintomas da conta do seguido.


Na ocasião, a administração do Instagram, no caso, indiretamente o Facebook, encaminhou um E-mail aos usuários afetados recomendando trocar a senha das suas contas.

Algo similar vem ocorrendo novamente com a rede social de fotos desde o fim da noite de ontem. Diversos usuários já relataram situações parecidas com as que ocorreram no início do mês, no entanto, agora as frutas foram substituídas por smoothies (aquelas bebidas cremosas preparadas com frutas). Mais uma vez as imagens são publicadas de forma espontânea na conta do usuário, descrevendo o envolvimento em uma nova dieta e indicando clicar em um link localizado na biografia do próprio usuário. Assim como um spam, mais uma conta é infectada e o ciclo continua.

 
Em um breve comentário, a administração da rede afirmou que o problema já foi detectado e providências estão sendo tomadas pela equipe de segurança e spam, na intenção de proteger as contas envolvidas, ao mesmo tempo que as imagens publicadas serão removidas.

Conforme algumas fontes, parece que apenas contas que publicam em inglês foram afetadas e a recomendação é a troca da senha, não apenas aos afetados, mas a todos os usuários, pois se a coisa está vulnerável dessa maneira, nunca se sabe. Eu já estou trocando a senha da minha conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário