domingo, 3 de fevereiro de 2013

Carteiros vão usar smartphones para registrar entregas

Enviar cartas é coisa do passado. Quer dizer, pessoas enviarem cartas para outras pessoas é coisa do passado, pois é comum muita gente ainda receber conta de luz, telefone, água, IPTU, licenciamento de veículos, pelo Correio. O que é muito comum também, ainda mais agora com os e-Commerces, são as entregas de produtos via Sedex.

Pensando na implementação do sistema de entregas, SEDEX 10, os Correios estão elaborando um projeto para a "informatização" das entregas. A ideia é que carteiros dos 14 estados que o serviço atende (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal) trabalhem com um smartphone conectado a internet, o qual, através de um sistema móvel e integrado, poderia encerrar o processo de entrega em tempo real, no momento em que o carteiro entregar o pacote na residência, atualizando de forma simultânea o serviço de rastreameto das entregas.


Segundo fontes, os Correios pretendem gastar R$ 3 milhões de reais até o fim do ano com o início da implantação desse sistema. Na próxima semana, no dia 05 de fevereiro, será realizado o primeiro pregão para definir as empresas que estarão envolvidas no processo de desenvolvimento desses recursos, perante a licitação. Inicialmente está prevista a aquisição de 2,5 mil aparelhos móveis para a execusão do serviço. No entanto, os Correios afirmam que no total seriam necessários 50 mil smartphones para cobrir toda a demanda, considerando que hoje o Brasil conta com cerca de 56 mil carteiros espalhados pelo país.

O novo sistema já foi testado em cidades no interior de São Paulo, e aos poucos, os carteiros irão receber um treinamento de adequação as mudanças, assim como os respectivos aparelhos.

Fonte: Correios, Exame e Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário