quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Foto da família Zuckerberg causa discussão devido a privacidade

Na semana passada a foto abaixo acabou ficando popular em diversos blogs de tecnologia e fofocas da cultura nerd:


Inicialmente a culpada por isso foi a publicitária Callie Schweitzer, colaboradora da Vox Media, empresa por trás do popular site sobre cultura digital, The Verge.

Na foto é possível ver a família Zuckerberg reunida, no fundo Mark, o criador da rede social mais popular no mundo, o Facebook, seus pais e irmãs. Conforme esclarecimentos, o pessoal estava testando o novo aplicativo lançado pela rede nos últimos dias, o Poke. O aplicativo abrange basicamente uma reformulação do clássico "cutucar" mantido pelo site, habilitando novas funções, como por exemplo, a troca de mensagens curtas entre os amigos, as quais, podem ser apagadas automaticamente nos próximos 10 ou 15 minutos.

A irmã de Mark, Randi Zuckerberg, compartilhou a imagem no seu perfil do Facebook. A intenção da moça era restringir os direitos de privacidade filtrando o acesso apenas aos amigos, contudo, algo errado ocorreu, tanto que a própria Callie Schweitzer obteve acesso, considerando que a publicitária apenas segue o perfil de Randi na rede, portanto, não deveria ter acesso ao conteúdo.

Após a publicação da foto em sites mantidos pela Vox Media, devido a ação de Callie, Randi escreveu no Twitter@cschweitz não sei onde conseguiu essa foto. Eu a postei no FB. Repostá-la no Twitter não foi legal”. Carllie pediu desculpas pelo ocorrido, comentando que a foto foi compartilhada como sendo conteúdo "público". Ainda sem acreditar, Randi publicou mais uma vez no seu Twitter, algo como “Etiqueta digital: sempre é bom pedir permissão antes de postar uma foto de um amigo publicamente. Essa discussão não é relativa a configurações de privacidade; é sobre padrões morais.".

Em crítica a situação, Eva Galperin do Electronic Frontier Foundation, comentou que o episódio não está relacionado a etiqueta, mas as políticas de privacidade da rede social. Eva complementa dizendo que se até Randi Zuckerberg se enganou, isso indica o quanto são confusas as opções de privacidade do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário