segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Boeing testa sinal de Wi-Fi nos aviões usando batatas

Pensando em melhorar a qualidade do sinal de internet sem fio oferecido durante determinados vôos, consequentemente dependendo da predisposição da aeronave, recentemente a Boeing realizou testes envolvendo a questão. A curiosidade em torno do caso está relacionada ao uso de 9 toneladas de batatas, representado os passageiros na parte interna de um avião, simulando as situações durante um vôo.

Segundo Dennis Lewis, técnico da Boeing, o interior de um avião é um ambiente eletromagnético bastante complexo, considerando que a movimentação das pessoas nesse espaço pode influênciar na propagação das ondas, incluindo o sinal de wireless, dessa forma, a variação da intensidade do sinal pode ser grande entre os assentos.


O motivo do uso das batatas está totalmente ligado na semelhança entre os tubérculos do vegetal e o corpo humano, causando os mesmos impactos nos testes. O projeto foi nomeado pela engenharia da Boeing de SPUDS (Synthetic Personnel Using Dielectric Substitution) fazendo referência a simulação e substituição.

Vale ressaltar que utilizar batatas tornou o experimento mais barato e ao mesmo tempo foi possível analisar com maior consistência as situações, podendo estender, caso necessário, as simulações sem causar transtornos.

Clicando aqui é possível assistir uma reportagem em vídeo realizada pelo LA Times sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário