quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Quinta Literária: Sou Nerd e Professora de Nerds

Nessa edição da Quinta Literária trazemos um produção enviada por uma leitora do blog. Preservando sua identidade, vamos chamar nossa amiga apenas de Professora Nerd, dessa forma, segue o texto:

Sou nerd e professora de geeks, já que sou do tempo que CDFs eram nerds, já os estudantes que são mais novos receberam denominação atualizada. Meus estudantes são pessoas excelentes, claro aqueles que sobrevivem e chegam ao 4º período (quem chega nesse período é muito provável que se forme). Porque eu sou professora do 1º, 4º e último período. No 1º período sou a própria bruxa: tolerância zero! Por exemplo: chamada na hora, prazos não compridos tem nota zerada, nota=5,9=reprovação, qualquer aproximação é precedida da frase: “se for choradeira, nem venha!”. Com isso e com ajuda dos professores das matérias de matemática e estatística, conseguimos ter no 4º período apenas estudantes interessados e todos já trabalhando, a ponto de eu ter ouvido um aluno um dia falar para outro: “Você não trabalha? Que vagabundagem!”. No 4º período conheço todos pelos nomes, às vezes até conheço as namoradas (porque geek também namora, tem uns que até cometem o pecado capital de ter filhos durante o curso!), sei onde cada um trabalha e suas dificuldades. Nem faço chamada, existem atividades que dão ponto extra, apenas em relação aos prazos continuo exigente. Ao final formam-se excelentes profissionais. E sou professora há tantos anos, que na recente pesquisa da minha tese pude contar com alguns estudantes (que já viraram colegas de profissão) como entrevistados, porque se enquadravam na categoria de especialistas: pelo menos 10 anos de atuação na área e com experiência em gestão. 

Pois é esse é o meu mundo. Eu amo esse mundo! 

Recentemente, por ser uma professora emprestável, fui emprestada para o curso de educação física para conduzir disciplina sobre tecnologia. Realmente a turma tem um bom humor incrível, são esforçados, porque os conteúdos que ministro são etéreos para eles. Isso 99% dos estudantes, porque sempre tem um ou dois que estragam o ambiente. Acham que têm “direitos” (direito de namorar em sala de aula, direito de postar fotos sensuais no blog da disciplina, direito de não usar a plataforma de ensino à distância) e que eu tenho que me adaptar. Eu não me adapto e vira um inferno! 

Então resolvi ficar só no meu mundo, o dos geeks. No qual os estudantes estudam, eu ensino e nós compartilhamos ideias e experiências. No primeiro dia de aula realizamos todos os acordos de notas e prazos, sem exigências posteriores de “direitos”. Ao final do curso estão bem empregados e, eu com mais um grupo de colegas de profissão.

Agradecemos imensamente a professora pela colaboração!

E o convite continua! Portanto, se você gosta de escrever e gostaria de compartilhar algum material conosco para publicarmos aqui nas próximas semanas, não deixe de entrar em contato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário