quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Campanha de Serra lança jogos polêmicos contra adversário Haddad e gera problemas com justiça eleitoral

Desde as eleições que levaram Barack Obama a presidência dos EUA em 2008, sendo marcadas por uma campanha cool nas redes sociais desenvolvida pela assessoria do então candidado e atual presidente americano, todos querem "tirar uma casquinha" e tentar fazer o mesmo. E não é por menos, pois com a popularização da internent, fica muito mais fácil registrar uma mensagem na rede ao que em outro meio de comunicação.

Em ano de eleição não seria diferente perceber diversas tentativas de disseminar informações e propostas dos candidatos pela internet, rendendo até mesmo alguns confrontos, como o que está ocorrendo desde o início da semana entre a assessoria de campanha do candidado a prefeitura de São Paulo José Serra e o adversário Fernanado Haddad.


Basicamente os afiliadas ao candidato Serra, na última segunda-feira (22/10/12) lançaram um game polêmico, denominado "Angry Haddad", uma paródia do clássico Angry Birds, e ao mesmo tempo satirizando Haddad, assim como os coligados políticos José Dirceu e Paulo Maluf. A temática do jogo apresenta a seguinte questão "Ajude Haddad a destruir São Paulo", requerendo tarefas como arremesar os políticos em questão contra símbolos do patrimônio da cidade, assim como um prédio da AMA (Atendimento Médico Ambulatorial), escolas técnicas, estações de metrô e uma unidade de reabilitação da Rede Lucy Montoro, com a intenção de destruir essas obras. Durante o jogo são demonstradas frases enfatizando que a ficção apresentada pode se tornar realidade caso Haddad seja eleito. Contudo, antes do fim do dia, a assessoria do candidato Haddad apresentou uma liminar expressa pela Justiça Eleitoral de São Paulo solicitando a retirada do jogo da página do candidado Serra, assim como a veiculação no Facebook, sujeito a penalidade de multa contra o provedor que continuasse hospedando.


Na última quarta-feira (23/10/12), a assessoria de Serra apareceu mais uma vez com um game atacando o adversário com críticas. Dessa vez a produção foi intitulada "Missão Impossível". A ideia principal era desafiar o eleitor / jogador a fotografar projetos realizados por Haddad em São Paulo, enquanto foi Ministro da Educação durante os últimos 8 anos. O jogo enfatiza que quem concluir a missão será eternizado como "caçador de obras perdidas". E como era previsto, mais uma vez, antes do fim do dia, a Justiça Eleitoral determinou a retirada da publicação do ar, enfatizando o que já havia sido afirmado da primeira vez, “o perigo de dano de difícil ou impossível reparação, diante da proximidade da eleição".

Fonte: G1, Terra Notícias, Uol Eleições e Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário