quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Quinta Literária: Em busca da cidadania ideal

Nessa Quinta Literária trazemos um texto em formato de redação, escrito pela minha querida amiga Thais Haubert. Curta a obra:

Em busca da cidadania ideal

Com a importação do modelo de Estado de Portugal para o Brasil, surgiu a necessidade de aplicar os métodos do módulo na sociedade brasileira, como haviam sido inicialmente ditados. Entretanto, a aplicação não foi seguida totalmente à risca, pois o país inverteu a ordem dos direitos do cidadão, cometendo assim seu primeiro equívoco antes mesmo de obter resultados. Segundo o texto “Brasil: herança cultural e desafios do presente” os direitos sociais ganharam prioridade, sendo assim, aplicados primeiramente. Seguidos pelos direitos políticos e por último, os direitos civis. 

Pode-se dizer que a aplicação errônea do modelo no Brasil, acabou por resultar problemas sociais, tendo como base o fato de que uma cidadania plena é um ideal possivelmente inatingível. Pois combina liberdade, participação e igualdade, fatores que não fazem parte da realidade brasileira. Um país que não possui em seu currículo liberdade individual. A ideia central dos direitos sociais, prega que haja uma diminuição crescente na desigualdade social, revelando-nos que ainda há um longo caminho a se percorrer para alcançar tal objetivo. 

A cidadania brasileira se encontra em uma situação no mínimo inquietante, é inegável que houve progressos durante a sua longa história, todavia os mesmos foram lentos e ainda carregam com si o peso de milhões de pobres, analfabetos, semi-analfabetos, desempregados e vítimas da violência. Vivendo presos na desigualdade social, podendo ser declarada como a escravidão dos dias atuais, o empecilho que vem banindo a constituição de possuir uma sociedade democrática. 

Diante de tais afirmações, é correto afirmar que o Brasil já percorreu um longo caminho em busca de uma sociedade democrática, da liberdade individual e do simples direito de escolha. Entretanto, possui a consciência de que ainda virão muitos anos para que tais objetivos sejam alcançados, pois a situação da atual sociedade não está, definitivamente, perto do que poderia ser considerada ideal.


E o convite para você enviar sua produção para que possamos compartilhar aqui na série ainda continua. Entre em contato comigo pelo Twitter (@JoatanGeek) ou mesmo pelo formulário de contato do blog para conversarmos! Aguardamos seu texto!

Imagem: blog.estudeadistancia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário