quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Quinta Literária: Desequilíbrio, Amor e Paixão

 
Na Quinta Literária de hoje trazemos mais uma produção do amigo Mateus Kern, falando sobre os níveis existentes entre amor e paixão, assim como a reação das pessoas perante essa diferença:

Segundo Zizek, o amor é um desequilíbrio, mas eu discordo dele. O amor é o maior dos equilíbrios. É quando aquela pessoa, seja ela quem for e seja qual lá for o tipo de afeição que tu sente por ela, já faz parte do teu próprio ser.
Paixão sim é desequilíbrio, é quando os teus sentimentos além de estarem borbulhando, tu precisa mostrar isso a todos. Paixão é quando o teu ser está tentando assimilar que outro está entrando em sua vida, é por isso que muitas vezes não passa de uma paixão, pois teu ser não assimilou a entrada do outro em sua vida. Já quando ocorre tal assimilação, aí nasce o amor: O outro ser passou a ser parte do teu ser e você começa a se (re)equilibrar e toda aquela loucura que passou, passa a fazer sentido. Mas, os dois também podem coexistir, ou no inicio do amor, quando é necessário afirmar para os quatro cantos do mundo que o amor tomou conta do teu ser, ou durante tal amor, quando é necessário reafirmar tal sentimento.
Mas, não é necessário que aquele outro ser realmente faça parte da sua vida, ele tem que ser parte de você, de seus sentimentos, seus pensamentos. Por isso, por mais que o outro ser afaste-se de você, ou você dele, e sejá la qual for o motivo disso, o amor ainda assim pode existir, pois aquele ser ainda existe dentro de ti. E se por alguma razão ele deixar de ser, então nunca foi amor.


O texto acima foi publicado originalmente em chaos.mateuskern.com.

E o convite para você enviar sua produção para que possamos compartilhar aqui na série ainda continua. Entre em contato comigo pelo Twitter (@JoatanGeek) ou mesmo pelo formulário de contato do blog para conversarmos! Aguardamos seu texto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário