quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Nokia e sua campanha quase publicitária


Nos últimos dias o vídeo "Perdi meu Amor na Balada" publicado pelo suposto usuário Daniel Ancantara no YouTube, ficou famoso pela internet. Na publicação o jovem conta que conheceu uma moça na balada e acredita que ela seja o amor da vida dele. Contudo, ele perdeu o número de telefone dela, sabendo agora só o primeiro nome da musa. No vídeo o rapaz descreve as características da garota, na esperança de que alguém que também estava na mesma festa conheça ela e entre em contato com a intenção de ajudar.


Até então o vídeo parecia real, inclusive vários usuários acreditaram na história e ofereceram apoio ao suposto "coração apaixonado". Mas com o lançamento de uma outra publicação mais elaborada, publicada pelo mesmo usuário, sendo o autor, ficou esclarecido que a história não passava de uma jogada de marketing da Nokia.


Reunindo os fatos, na semana passada, diante da reclamação de cerca de 10 consumidores quanto a violação das leis publicitárias com a campanha, o CONAR (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária) abriu um processo investigando o caso. O Procon-SP alerta que toda a ação publicitária deve ser claramente identificada, sendo que o consumidor possa facilmente perceber que se trata de uma. O caso em questão pode demorar de 30 à 120 dias para ser avaliado, e caso seja decretado que existiu descumprimento de leis, a Nokia pode ser indiciada a pagar uma multa variando entre R$ 400 à R$ 6 milhões de reais.

Segundo o G1, logo quando o primeiro vídeo foi divulgado por Daniel, no dia 10 de julho, a redação do site procurou o rapaz que confirmou a história relatada na obra. Somente uma semana depois, no dia 17 de julho, a Nokia esclareceu que tudo se tratava de uma iniciativa de marketing. Os vídeos foram veiculados para a divulgação do novo lançamento nacional da empresa, o Nokia Pure View 808.

Fonte: G1 Mídia e Marketing e Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário