sexta-feira, 29 de junho de 2012

Juramentos de Formatura na Tecnologia

Essa semana eu estava organizando algumas coisas, e dentro de uma pasta encontrei o modelo do Juramento do Técnico em Informática que minha turma usou na nossa formatura lá no fim de 2009.

Em uma breve pesquisa, não encontrei nenhum outro exemplo, pois lendo melhor agora esse que tenho, me parece um tanto genérico, pois não cita a palavra "técnico", muito menos "informática" no decorrer do texto, mas enfim, juramento é juramento, não é?

 

Segue o mesmo:

Juramento do Técnico em Informática (braço erguido)

- Prometo dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade,
- Respeitar a dignidade e os direitos da pessoa humana;
- Exercer minha função com consciência e dedicação;
- Não praticar voluntariamente atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano;
- Manter elevado os ideias de minha profissão, obervando os preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.

Eu prometo!

Aproveitando a oportunidade, seguem alguns modelos de juramentos de cursos de graduação voltados para a tecnologia, mais precisamente Ciência da Computação e Sistemas de Informação. "Bora" decorar tudo e fazer bonito no dia da formatura:

Ciência da Computação (modelo 1):

"Juro, que no exercício profissional como bacharel em Ciência da Computação, serei fiel aos preceitos da honra e da ciência, promovendo o uso e o desenvolvimento da Informática em benefício do cidadão e da sociedade."

Ciência da Computação (modelo 2):

“Juro exercer minha profissão de Bacharel em Ciência da Computação, seguindo fielmente os caminhos da honestidade, da honra, da humildade e da justiça. Ser o disseminador do conhecimento e da informação. No cumprimento de minha missão, ser imparcial no desenvolvimento das grandes e pequenas obras. Comprometo-me buscar por mudanças, empregando novas tecnologias sempre em benefício da humanidade.”

Sistemas de Informação (modelo 1):

"Juro que, no meu dever de Bacharel em Sistemas de Informação, empregarei a ciência com dignidade, respeito e dinamismo, participando com empenho nas grandes e pequenas obras. Prometo não me deixar cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, nem esquecer que trabalho para o bem do homem e não da máquina. Comprometo-me, perante a comunidade, a aceitar os desafios lançados pela carreira que abraço, fazendo deles os degraus para meu crescimento profissional e humano. Esta é a nossa vontade. Este é o nosso juramento. "

Sistemas de Informação (modelo 2):

“Prometo, no meu exercício profissional como Bacharel em Sistemas de Informação, fazer dos desafios enfrentados degraus para meu crescimento profissional e humano. Juro que empregarei a ciência com dinamismo, moral e ética profissional, promovendo o uso e desenvolvimento tecnológico em prol da humanidade.”

Fonte: Guia de Formatura e Tô Formando

Nenhum comentário:

Postar um comentário