domingo, 15 de janeiro de 2012

Saiba falar com a mãe de um TI

Alguns meses atrás fui em um treinamento de gestão de banco de dados, através da empresa onde trabalho, o qual foi oferecido pela software house que desenvolve todo o nosso ERP interno.

Foram três dias de muito estudo e por sinal, consegui adquirir informações importantes referentes a manipulação de bancos de dados, até porque, nunca trabalhei diretamente aplicando comandos e rodando scripts diversos em uma base de produção, somente em bancos que tenho para experimento, inclusive os que criamos lá no curso.

Além de todas as explicações técnicas que recebemos, nessas oportunidades sempre ocorre muito networking, inclusive com os próprios instrutores argumentando com situações que eles passam exercendo a profissão de DBA´s ao mesmo tempo.

Entre as experiências comentadas, um dos mestres compartilhou algo que achei um tanto correto, falando o seguinte: "Sempre falo pra o pessoal que está començando: se o banco do cliente está com problemas, NEM que a sua mãe ligue você atende o telefone antes de colocar o banco do cara no ar novamente."

Querendo ou não, me identifiquei com essa "dica", até porque, só quem "vive na pele" de um analista de suporte que tem de ficar o dia todo atendendo ligações e abrindo atendimentos de usuários aflitos com seus problemas, sabe do que estou falando.
Não que eu, ou o restante do pessoal que trabalha nessas situações não gosta do que faz, pelo contrário, se não gostassemos, não estariamos fazendo isso. Mas a questão é que dependendo do dia, muitas vezes quase precisariamos de algumas horas adicionais para suprir nosso trabalho, ressaltando para a grande demanda de serviços.

Contudo, todo o bom profissional deve saber diferenciar o horário do almoço do horário de expediente. Não que não possa atender a mãe, mas claro, depende da situação.
Assim como toda a mãe conhece seus filhos, todo o filho conhece sua mãe, sabendo até mesmo a hora e o dia que ela vai te ligar pra perguntar se você prefere ovos mexidos ou ovos fritos pra janta. Portanto, naquele dia quando você pouco tem tempo pra ir ao banheiro de tanto trabalho que tem, fale com sua mãe mais tarde e explique a situação. Ela vai entender.

Acredite, além de poupar tempo e poupar alguma possível discussão no telefone por atender rapidamente querendo "abraçar o mundo", vai ser menos um estresse no dia.

P.S.: A dica também serve pra avós, tias, namoradas, esposas e whatever pessoas que se preocupam com você, as vezes, até demais.

P.S.2: O que me incentivou a escrever essa postagem também foi que minha mãe sempre me liga durante o expediente, perguntando "pode falar?" e respondo "sim!" (dependendo do momento, claro). Só que o diálogo acaba sendo tão monossilábico da minha parte que minha mãe fica brava, pois ainda não desenvolvi a ideia de ser multitarefa. Trabalhar e falar ao mesmo tempo no telefone não combina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário