quarta-feira, 29 de junho de 2011

Primeiras Impressões no FISL12

Como muitos de vocês sabem, até mesmo quem não é da área de TI, mas acompanha meu Twitter, bem deve saber que estou participando da 12ª edição do Fórum Internacional do Software, aqui na PUCRS em Porto Alegre.

Portanto, gostaria de compartilhar com os amigos algumas primeiras impressões que percebi no evento.

Basicamente, o primeiro dia foi um tanto mais empolgante que na edição anterior, pois, já tivemos logo de cara acesso a área de exposição, o que por sinal, os stands estão repletos de artigos e informações interessantes que podemos buscar.


Assisti duas palestras com conteúdo bastante chamativo, ao menos pela minha visão, portanto, vou descrever algumas conclusões das mesmas:

Apresentando as Redes de Sensores Sem Fio, Aplicações e Desafios em Segurança por Juliano Kazienko:

De uma forma bem simples, segundo Kazienko, os sensores sem fio são pequenas placas com circuitos lógicos que servem para monitorar determinados ambientes, comunicando-se com grandes centrais que recebem esses dados e manipulam para os devidos fins.


Um sensor desse tipo é definitivamente um consumidor "timído" de energia, pois, alimentado por duas pilhas AA, sua vida útil é a mesma dessas baterias. Ou seja, quando a carga termina, a vida útil do sensor vai junto, tudo pelo fato de não existir alguém que realize essa "manutenção".

Aplicações básicas para esses dispositivos podem ser definidas como o monitoramento de umidade do ar, a detecção de determinados seres em certas regiões, no caso, sensores de presença, ou mesmo para a percepção de luminosidade.

Além das vantagens a favor do consumo de energia, conforme já comentado, podemos perceber também vantagens quanto ao tamanho e o custo, até porque, equipamentos assim podem ser encontrados no mercado por valores na média de 10 dólares.
Claro, que isso depente também do tipo de memória, o que basicamente é referente ao processamento e armazenamento das informações no dispositivo.

A comunicação entre esses sensores também é bastante aplicável, o que segundo Juliano, envolve toda uma questão de criptografia e troca de chaves no processo.


Sistema de controle de versão distribuídos para desenvolvimento colaborativo por Rodrigo Damazio:

A ideia do Rodrigo foi explicar como funciona a cooperatividade dos usuários quanto ao compartilhamento de estruturas de código, as quais, servirão para atualizações em determinandos aplicativos.


Basicamente ele comentou quanto ao uso de métodos que ele aderiu para esse tipo de processo, usando de regras como pull um código na rede (buscar um código nos repositórios) e push um código na rede (enviar um código para os repositórios).

A palestra na realidade foi um tanto rápida, mas acredito que o pessoal que demonstra ativamente interesse nessa área, conseguiu coletar alguns dados importantes.


Bom, amanhã teremos o segundo dia de fórum, porém, por motivos de estudo e trabalho não poderei marcar presença. Mas na sexta-feira estarei lá novamente, comentando tudo o que conseguir sobre o evento.
Caso não façam ainda, e tenham interesse, me sigam no Twitter, onde estou sempre ativo com assuntos referentes: @JoatanGeek.

domingo, 26 de junho de 2011

Impressora de Corridas

Desenvolvido por um grupo de designers (Joshua Noble, Martin Fuchs e Philip Whitfield) com o intuito de participar de um um festival de cultura digital na Espanha, no início do mês, a ideia do grupo foi implementar um joystick de Playstation juntamente com sensores de luz e uma velha impressora não fiscal para criar o jogo.
Controlado por um software, a impressora imprime cria os cenários e oponentes, e com o joystick auxiliado pelos sensores, ocorre a festa.

Vejam no vídeo abaixo:


Bem legal, não?

Fonte: Guanabara.Info

Palestras: Dev Day 2011

Enfim, conforme prometido aos prezados leitores, abaixo seguem os vídeos gravados durante o Dev Day 2011, ofecerecido pela Sisnema Informática.

Consegui basicamente registrar fragmentos de 2 palestras, e espero que caso vocês assistam, possam desfrutar das informações compartilhadas pelo pessoal:

Desenvolvimento em Microsoft .Net:



Plataformas para Desenvolvimento Mobile



P.S.: Ainda tem mais um terceiro vídeo, mas como ocorreram alguns problemas com o upload, resolvi postar até o momento somente esses dois mesmo.

Confiram também as outras postagens relacionadas ao evento:

- Maiores detalhes: Dev Day 2011

- Detalhes no Dev Day 2011

A internet em 60 segundos

Basicamente, vejamos o que acontece na internet pelo mundo em 60 segundos:

clique na imagem para ampliar

Fonte: Zoom Digital

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Hora da Tecnologia: HTML5

No dia 9 de junho (eu sei, já fazem duas semanas, mas a correria está grande) ocorreu na Feevale mais um encontro da Hora da Tecnologia.

Dessa vez, o assunto que o ilustre colega Tiago Kautzmann fez prender a atenção de diversos estudantes do ICET, foi a saga do HTML5.

Primeiramente , Tiago demonstrou a atual necessidade que a web de hoje tem pelo HTML5. Até porque, segundo ele a W3C não manipulava mais alterações para o HTML como conhecemos hoje (versão 4.1), o que estava ocorrendo no desenvolvimento de diversos plugins para suprir essas necessidades, perante as quais, as aplicações mais atuais solicitam.

Percebendo essa "acomodação" da W3C, um grupo de ativistas incentivou a organização no desenvolvimento do novo padrão, o que ocasionou na previsão de finalização da migração para o HTML 5 somente em 2014 ainda.

Tiago também mostrou que com o HTML 5, diversos elementos considerados arcaicos ficaram de fora, sendo substituídos por implementações atualizadas e melhor preparadas para as necessidades de hoje.
Um exemplo foi a separação definitiva entre o HTML e o CSS, descartando a existência da tag "FONT", a qual, segundo especialistas, executa uma função que é referente ao CSS.
Alterações como a criação de uma tag especificamente para inserir links, como a "NAV", outra para o processamento de imagens em flash chamada "CANVAS" e uma já conhecida por muitos para inserir vídeos sem a utilização de flash, "VIDEO", são exemplos bastante abrangentes das melhorias que poderemos desfrutrar na manipulação dessa linguagem de formatação daqui alguns anos, quando estiver oficialmente em uso.

Quanto a diagramação das págunas, foi importante perceber que nessa nova versão do padrão, a tag "INPUT" não dependerá da tag "FORM", podendo ser facilmente inserida em qualquer parte do código. Também não se pode esquecer que um simples "required" fará com que formulários somente sejam submetidos caso o usuário tenha inserido algum valor válido, um exemplo pode ser "INPUT TYPE='TEXT' REQUIRED", sendo que dessa forma poderá ser a formatação da tag no HTML.

Portanto, podemos perceber que as mudanças serão muito construtivas referentes aos padrões que temos atualmente. O que resta pra nós usuários e desenvolvedores que assistimos tudo de longe é esperar, e continuar cada vez pesquisando mais informações, alimentando mais nossas expectativas.

Parabéns ao Tiago Kautzmann pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos conosco.
E esperamos que assim como o nosso amigo, outras alunos "especialistas" em algum assunto envolvendo a tecnologia, também se sintam convidados para compartilhar suas experiências.

Leim outras "coberturas" da série Hora da Tecnologia:

- Hora da Tecnologia: Sistema de Gestão para Trabalhos de Conclusão de Curso

- Hora da Tecnologia: Desenvolvendo Jogos em 2D com Java

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Quer ser minha Peach?

Antes que alguém fale que essa imagem é fake ou algo assim, confesso: isso aconteceu mesmo, constando que foram alguns minutos atrás.

Estou me recuperando ainda...


E a menina não quis ser minha Peach...eu também nem queria ser o Mario dela mesmo!

Fonte: indicação da cantada nerd via @diogenespetry

domingo, 19 de junho de 2011

Sistemas Embarcados são o futuro?

Se existe uma área na tecnologia pela qual eu tenho um grande inteteresse é a eletrônica.

Trabalhar com circuitos integrados, placas lógicas, componentes diversos é um grande sonho que tenho, ao menos, realizar o mesmo como hobbie, e montar meu primeiro Mouse Bot.

Enfim, a ideia nesse post não é ficar falando das minhas perspectivas de vida, e sim compartilhar com vocês esse vídeo do Olhar Digial, comentando sobre tecnologias embarcadas, o que tem uma relação muito forte com a eletrônica pura:



Fonte: Olhar Digital

sábado, 18 de junho de 2011

Hidrante Temático

Para os saudosistas de plantão...


Fonte: algum contato do Facebook

terça-feira, 14 de junho de 2011

Maiores detalhes: Dev Day 2011

Conforme prometi, porém, um tanto atrasado, vamos a mais alguns detalhes sobre o Dev Day 2011, um evento voltado para desenvolvedores, assim como também, o público da TI em geral, o qual foi promovido pela Sisnema Informática, no dia 04/06/11 (sábado) tendo início das 9h até 18h no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alaegre RS.



O pessoal foi dividido em dois grandes auditórios, sendo que no "mais simples", as apresentações eram transmitidas por vídeo conferência, acontecendo no auditório ao lado.

Basicamente posso afirmar que foi uma grande maratona de palestras, todas classificadas como um bom nível, ministradas pelos próprios profissionais que atuam como instrutores no centro de treinamentos da Sisnema.
Como era de se esperar, alguma eventual propaganda, um jabázinho básico ocorreu, incluindo o sorteio de diversos brindes (mochilas, camisetas, cursos) e até mesmo dinheiro...sim, o presidente da Sistema, Jones Maldaner estava bastante generoso, e compartilhou conosco dois sorteios de R$ 500,00 reais em dinheiro, mais um de R$ 1000,00 reais. Ainda no final, foi sorteado um Samsung Galaxy Tab.


Bom, vou parar de falar dessas firulas, pois, os organizadores ainda não me pagam nada pra isso...então, vamos ao que interessa, o conteúdo.

Da forma que comentei, foi realmente muito conhecimento para se adquirir em um único dia. Apesar de que, para quem é atento ao mundo da tecnologia e está sempre em busca de tudo o que rola por aí, muita coisa provavelmente já estava manjada...


# Desenvolvimento Web:

Na primeira palestra, Rafael Silva mostrou algumas facilidades de interação da linguagem PHP com SQL, focando na questão de ser realmente simples as implementações dessa linguagem com bancos de dados.
Vários exemplos práticos foram mostrados em tempo real, provando que as técnicas apresentadas realmente funcionam.


Rafael também comentou fortemente o uso do RadPHP, uma IDE que implementa muito bem o desenvolvimento de PHP, assim como também, com outras interações, levando em consideração o uso de orientação a objetos.
Pelo que ele comentou, a grande "sacada" da ferramenta foi quando ocorreu a venda da mesma pela Borland para a Embarcadero, a qual, trabalhou em boas melhorias, até então.


# Utilização de métodos ágeis:

Mais um assunto bastante importante ressaltado entre as palestras apresentadas, foi o uso de métodos ageís para o desenvolvimento de diversas atividades, abrangendo a área de desenvolvimento, assim como, o XP (Extreme Programing).

Pelo que se pode perceber das experiências de pessoas que já trabalharam com a migração para esses métodos, é visto que a partir do ponto que existe essa implementação, a equipe de desenvolvimento fica mais unida e participativa, considerando o fato de que os programadores envolvidos em determinandos projetos começam a trocar ideias, surgindo propostas construtivas para o trabalho.

Segundo os mais experientes, os métodos ágeis podem ser de fácil implantação em empresas brasileiras, pois, se norte americanas como Dell e HP utilizam essas formas de trabalho (lembrando que a cultura deles pode muitas vezes ser mais conservadora), porque com os brasileiros seria diferente?


# Desenvolvimento Mobile:

Quando o assunto partiu para mobile, a discussão foi bastante grande.
Em formato de "mesa redonda" os ministrantes se reuniram para comentar o futuro dos dispositivos mobile.

Puxando mais para o lado do Android, mas contanto vantagem o fato de que a Apple após mais de 20 anos ter ultrapassado o lucro da Microsoft, afirmações como "o fim do desktop chegou" foram feitas.

Bom, nesse ponto precisei descordar, pois, a ideia de que um simples tablet de 10" multitouch vai substituir, ou melhor, já substituiu um desktop de 17" polegadas, controlado por um teclado e mouse físicos é bastante prematura, ao meu ponto de vista...

Com a abordagem dessas questões, discussões fazendo referência a ferramentas para desenvolvimento mobile e seus usos, assim como também armazenamento na nuvem (sistemas operacionais web) foram citados, porém, nada de muito relevante.


Enfim, acho que esse pode ser um breve resumo de tudo o que vimos, porém, ainda tenho alguns arquivos em vídeo para publicar, o que espero estar fazendo muito em breve.

Agradeço a compranhia da galera da faculdade que estava junto lá, assim como também, outras pessoas que conheci no evento.

Até o próximo!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Review - Netbook HP Mini 3115BR

Para os que pensaram que isso nunca iria ser publicado, e que ficariamos somente nesse postzinho, se enganam, pois, assistam abaixo um rápido review que fizemos demonstrando alguns pontos principais do HP Mini.



P.S.: Estamos trabalhando pela melhor qualidade nos vídeos, inclusive investindo em novos equipamentos para gravação (sim, temos um tripé e uma câmera nova, agora), porém, desculpem o transtorno, pois nosso câmera, o @Jabel163, ainda está apredendo os modos de operação e principalmente, organização da intensidade das luzes na sala de gravações.

domingo, 12 de junho de 2011

Dia dos Namorados 2011 no #GeekFail

Saudações aos nerds e geeks enamorados...pois, hoje é o dia de vocês!

x D

Muito se fala no dia que antecede a morte do Santo Casamenteiro (Santo Antônio), a qual ocorreu no dia 13 de junho de 1231.
O Dia dos Namorados talvez seja uma das datas mais romanticas do ano, aqui no Brasil, pois é quando meninas solitárias comentam que vão passar o dia sozinhas mais um ano, casais apaixonados continuam mais apaixonados ainda, e nerds e geeks assim como nós, continuamos fazendo de conta que namorar é para os tolos, ou mesmo, suspirando pela amada que poderá um dia compilar a nossa criação (como se diz: dar a luz a um filho em linguagem nerd) via @PiadasNerds. No caso das meninas, encontrar o príncipe que vai programar a sua criação.

Bom, como diria meu prezado amigo @kernnerd "Nerds programadores também amam!"
E como amam...afinal, todos precisamos amar, encontrar alguém com quem compartilhar sonhos, desejos e ser feliz.
Isso não é uma opção, é uma necessidade humana!


Conforme uma publicação do Walter Galvani, colunista do jornal local,
o Dia dos Namorados não passa de uma campanha criada por João Dória em 1949, em São Paulo, visando intensificar as vendas na metade do ano, com a frase "Não é só de beijos que se prova amor."
Com o passar do tempo, a campanha foi compartilhada pelos CDLs (Clubes de Diretores Lojistas) por todo o país, chegando na atual "massa" que se encontra hoje.


Enfim, incentivada pelo comércio ou não, o Dia dos Namorados é uma data que aquece os corações de todos os apaixonados, os quais, não se importam em gastar alguns "pilas" com um belo presente.

Desejamos a todos os nossos leitores que já encontraram a sua "metade" tudo de melhor!

E aos que ainda estão procurando, boa sorte!
Pois, como eu sempre digo, "quando menos esperamos, nas situações mais diversas possíveis, coisas improváveis podem acontecer!"
Portanto, fiquem atentos!

P.S.: Ao amigo @diogenespetry que estava esperando uma comemoração tão bizarra como a do ano passado, sentimos muito, mas fiquem no aguardo que ainda teremos diversas outras datas para rir dos bobinhos da vez!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mais sobre o IV GamePad

Lembram que nessa primeira postagem sobre o IV GamePad comentei que conforme conseguisse iria publicando mais algum material coletado no evento?

Então, abaixo segue a gravação em vídeo da palestra do Marsel Motta, contando um pouco da sua experiência como sócio da Napalm Studio.




P.S.: Desculpem a qualidade da imagem, porém, como utilizei uma câmera amadora para a gravação, isso foi o máximo que consegui fazer.

P.S2.: Mais um pouco sobre o IV GamePad.

Kaiser Chiefs - Ruby

Na reta final da semana, compartilho com os amigos um clipe da banda inglesa Kaiser Chiefs.

Geralmente gosto bastante desse estilo que os caras tem, mas principalmente, observem a criatividade do clipe, intitulado Ruby.



Fonte: indicado pelo @Jabel163

sábado, 4 de junho de 2011

Detalhes no Dev Day 2011

Os nerds de plantão bem devem saber que durante todo o dia de hoje, participei do Dev Day 2011, um evento voltado para os desenvolvedores, realizado pela Sisnema em Porto Alegre/RS.

Consegui coletar bastante material interessante, e pretendo publicar até o final da próxima semana grande parte do mesmo, porém, para deixar uma pequena impressão, vou publicar alguma fotos que registrei.

Dica: leiam as legendas!


Só queria saber "qual Linux que roda no Android?" Ele perguntou isso mesmo, acreditem! x D



A estrutura lá do Hotel Plaza São Rafael é ótima! Tudo muito bonito...só fiquei em dúvida qual é a do estilo de mictórios...onde está a privacidade, diga-se, divisórias? E porque eles são tão grandes? Confesso que a primeira vez que fui fazer minhas necessidades, olhei para os lados procurando mictórios "normais".



Fachada do "Hotelzinho"



Alguma celebridade resolveu deixar a "condução" e seguir andando...WTF???

P.S.: Postagem somente com o intuito de ilustração e demonstração de humor presentes no evento...como falei, em seguida teremos algo realmente útil.

Aquarela dos Games

Bem me lembro que quando eu tinha 10 anos e estava na 4ª série, fomos obrigados a apresentar a música 'Aquarela', em um evento de integração com os pais na escola, fazendo uma coreografia das mais complexas que eu já tinha visto, até a época.

Eu ainda me recordo do nervosismo imenso de uma colega antes da apresentação e da professora dizendo: "Calma! Quando vocês perceberem tudo já vai ter acabado..."

E esse dia ficou marcado na minha memória...
Tanto que hoje quando escuto essa música, parece que ainda tenho 10 anos...

x D

Bom, mas chega de "lesco, lesco", e vamos ao real sentido dessa postagem.
Gostaria de compartilhar com os amigos o vídeo abaixo, o qual, faz uma paródia bem interessante, utilizando uma mixagem dos ritmos da música Aquarela com a de diversos jogos clássicos e letras criadas baseado nos enredos desses jogos também.



Fonte: Indicação do meu prezado irmão @Jabel163

FAIL no IV GamePad



Conferi as conexões atrás do gabinete, tudo tranquilo, tentei novamente e NADA.
Pois bem, olhei na parte infeior do mouse e exclamei: "Ooraa! Esse LED indicador desse mouse óptico está queimado! Como pode?"


Gentilmente, uma menina que estava sentada ao meu lado, disse: "Está com problemas no mouse?"
Eu meio sem jeito: "É...parece que sim! Ele está pifado!"
Ela prontamente tirou a caneta usada para a manipulação do "tablet" da parte superior do objeto e disse: "Pronto! A caneta faz com que ocorra interferência nesses mouses...está funcionando!"
Eu retruquei: "Nossa! Muito obrigado! Mas como pode? O LED desse mouse está desligado?"
Ela comentou: "Isso é um mouse Dell..." e continou usando o micro dela.

Naquele momento pensei, POXAAA...ainda abismado!

Vivendo e aprendendo...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Finalmente um serial válido para o Ubuntu

Sim, finalmente!
Depois de muito trabalho os hackers conseguiram quebrar os algoritmos de segurança da Canonical (mantenedora do sistema operacional livre, Ubuntu), disponibilizando uma chave realmente válida, com a qual, o sistema do usuário não será bloqueado depois de 30 dias de uso.

Sem comentários!
Graças a comunidade ativa de usuários e desenvolvedores, nada do que foi comentado acima é realidade.

Enfim, talvez as piadas referentes a "cracks" e "seriais" do Ubuntu já estão um tanto saturadas, mas, a chave abaixo, compartilhada pelo amigo @CDausacker no Twitter, anida no início da semana, sem dúvidas é verdadeira:

4P4GU30W1ND0W531N5T4L30L1NUX

Seus conceitos validam essa chave?