quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mostratec 2011 - Tecnologia e Inovação

Algumas semanas atrás, mais precisamente no dia 29 de outubro de 2011, visitei a 26ª edição da Mostratec (Mostra de Ciência e Tecnologia), uma feira anual promovida pela Fundação Liberato aqui na cidade onde moro, Novo Hamburgo.

De uma forma geral, a intenção da feira é trazer jovens de várias partes do mundo, incluindo o Brasil, incentivando a inovação e o desenvolvimento da tecnologia que esses estudantes tem nas mãos, buscando a solução de problemas perante a sociedade.

A feira abrange mais de 100 projetos, incluindo trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos da instituição por trás do evento. Todos os projetos são selecionados criteriosamente, demonstrando a capacidade de envolvimento de cada expositor.

Em uma rápida visita no local, conversei com alguns expositores, troquei ideias e registrei algumas fotos dos projetos que me chamaram atenção.

Urna Eletrônica com Realidade Aumentada

Pensando na comodidade de portadores de necessiades especiais, o criador dessa ideia elaborou uma urna eletrônica que trabalha o conceito de realidade aumentada. A função principal é demonstrar a imagem do candidado escolhido diante da câmera, para que assim a estação possa processar e oferecer a opção de candidato escolhida, informando automaticamente o número de identificação e o partido. Ainda na intenção da acessibilidade, o display numérico na tela pode ser acionado através de movimentos diante da câmera.

explicação do projeto


demonstração do funcionamento

Cão Guia Robô

Considerando as necessidades dos deficientes visuais e a dificuldade em conseguir um "cão guia" nos dias de hoje, um grupo de estudantes elaborou o projeto de um cão guia robô.
O modelo foi testado com colegas de classe dos alunos durante a construção e estava em demonstração na feira.

explicação do projeto

modelo

Controle Android para Portões Eletrônicos

Usando o desenvolvimento para o sistema operacional mobile mais aclamado do momento e a criatividade (como nunca ninguém pensou nisso antes???), um aluno da própria Liberato, desenvolveu um sistema para acionamento do portão eletrônico através de um aplicativo para Android.

explicação do projeto

demonstração do funcionamento

Essa é uma pequena parte de tudo o que se pode encontrar em uma feira desse estilo. Gostaria de comentar mais algumas considerações sobre o evento, porém, acho que vou deixar para uma segunda postagem dedicada somente a isso.

Vejam como foi a feira no ano passado: Mostratec 2010 – Jovens e suas ideias

Nenhum comentário:

Postar um comentário