sábado, 10 de setembro de 2011

Hora da Tecnologia: Apache Wicket

Já fazem mais de duas semanas que rolou na Universidade Feevale mais uma edição do ciclo de palestras da Hora da Tecnologia, coordenado pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET) em parceria com os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet.

A palestra em questão ocorreu no dia 25 de agosto, ministrada pelo colega Pedro Oliveira dos Santos, falando da sua paixão de trabalhar pelo desenvolvimento e aprimoramento do framework para desenvolvimento web, Apache Wicket.

Conforme as informações de Pedro, o projeto do framework Wicket iniciou por volta de 2004 com as suas primeiras versões. Desde a data até aqui, muitas mudanças já foram feitas, inclusive a inclusão do projeto no grupo de aplicações parceiras da fundação Apache, tornando-se Apache Wicket, desde 2007.

O uso desse framework é bastante interessante para a manipulação de linguagens de formatação web, assim como o HTML, considerando a implementação e envolvimento com outras linguagens. Vale lembrar que até mesmo implementações em HTMl 5 estão sendo trabalhadas através do framework.

Segundo nosso amigo Pedro, basicamente o foco principal do Wicket é o uso de Java para o desenvolvimento com a web, facilitando o uso da linguagem, de forma que o código manipulado pelo programador fique mais simples e enxuto.


O Pedro realmente demonstrou muito conhecimento pela tecnologia, incluvie intimou alguns participantes da platéia a entrar pra o grupo de pesquisas do projeto, pois sem dúvidas, esse precisa de toda a ajuda possível.

Para termos ideia, o evento iniciou por volta das 20:45, tendo como média para terminar às 21:20, mas o pessoal começou a participar de tal forma, e o próprio Pedro se empolgou, sendo que acabamos encerrando as atividades por volta das 22:20.


Essa foi a última edição da Hora da Tecnologia...agurdem pois em breve teremos mais uma, e com certeza replicaremos por aqui tudo o que acontecerá na data.

# Links sobre a tecnologia:

Lista de Emails

Mais sobre Apache Wicket

# Outras edições da Hora da Tecnologia:

Hora da Tecnologia: Desenvolvendo Jogos em 2D com Java

Hora da Tecnologia: Sistema de Gestão para Trabalhos de Conclusão de Curso

Hora da Tecnologia: HTML5

P.S.: A primeira foto está um tanto escura devido a falta de recursos.

4 comentários:

  1. Legal vê q o wicket está crescendo a cada dia. Uso ele aqui no Banco Central.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a iniciativa.
    Onde foi o evento? Como fico sabendo dos próximos?

    ResponderExcluir
  3. Fala, Lazaro!

    Poxa, legal saber, cara!

    Sabe que algo importante que esqueci de falar, foi que o Pedro comentou também que grandes portais como o Walmart (na versão mobile) e o Americanas.Com usam o Wicket no seu desenvolvimento.

    Realmente eu não conhecia a tecnologia antes da palestra, mas gostei bastante do desenvolvimento da mesma.

    Obrigado pelo comentário!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Fala r0x!

    Rapaz, com certeza a iniciativa é ótima!
    O evento ocorreu na universidade onde estudo (Universidade Feevale).
    Na realidade não é bem um evento, mas sim um ciclo de palestras organizado pelos professores dos cursos voltados para a TI.

    De onde você é, cara?
    Se for aqui da região próximo a capital do RS (POA) e quiser participar, acho que não teria problemas, posso publicar aqui alguns dias antes de ocorrer o evento, como divulgação, ou mesmo avisar via E-mail ou algo assim.

    Obrigado pelo comentário!

    Abraços!

    ResponderExcluir