domingo, 3 de julho de 2011

E mais um FISL se acaba

"...ai, ai, ai, está chegando a hora!"

Não!
Também não é pra tanto, né?

Esse foi o 3º FISL seguido que participo e em nenhum deles a galera cantava abraçada essa marchinha no fim da "festa".


O que a gente percebe é só todo mundo pegando as suas "tralhas" e caminhando pra casa...

Enfim, no último dia do FISL 12, usei mais pra curtir mesmo...
Não fiz anotações de nenhuma palestra, não me preocupei muito com os horários...
Assisti as palestras que consegui sem me culpar por não assistir outras...até dormi em uma delas...

x D

Chegando no prédio onde ocorreu o evento na PUCRS, em um lindo sábado de manhã chuvoso e muito frio, fui logo assistir uma palestra intrigante "PHP vs Java: Duelo de Titãs" com Thiago Alvarenga e Klaus Silveira.
No início pensei que os dois ficariam discutindo sobre as vantagens de se usar uma linguagem ou outra, mas fiquei muito surpreso, quando no final eles afirmaram que esse "negócio" de xiitismo não tem valor, e que eles realmente sabem que cada caso, cada sistema e ambiente no qual a aplicação vai rodar são diferentes, portanto, sempre é preciso analisar as necessidades do sistema e somente depois definir a linguagem na qual ele será desenvolvido.


Em seguida, logo fomos assistir uma palestra com Dan Galpin com o assunto "Developing Android Games", a qual estava bastante interessante, mas eu acabei dormimindo no final.
Antes de pegar no sono, consegui basicamente entender que Dan queria passar pra nós a ideia do desenvolvimento de jogos acessíveis e fáceis de usar para a maioria, sempre pensando na jogabilidade e no bem estar dos jogadores.
Galpin mostrou algumas metodologias para melhorar a implementação da compatibilidade do game a ser desenvolvido com o OS do aparelho, no caso, o Android.
Depois, ainda chegou a mostrar um pouco de código...
E pouco depois disso, acordei com o amigo que estava comigo dizendo: "Vamos caminhar?"
Eu: "Onde? Já acabou?" Ele completanto: "Quase! Estão nas perguntas..."

Na sequência, fomos assistir uma palestra um tanto curiosa para os programadores, pois Emerson Macedo prometia e aprensetou de fato "Javascript - muito mais orientado a objetos do que você imagina".
Macedo mostrou como pode ser simples implementar orientação a objetos em Javascript, sendo que por mais que existam algumas diferenças quanto as demais linguagens, pode ser bastante aplicável.

Mais tarde, assistimos uma palestra com Fernanda Weiden analista de redes da Google, com o tema "Escalabilidade para serviços online: por que o google quase sempre me responde?", mostrando alguns dos mistérios por trás dessa grande empresa que pretende um dia dominar o mundo.
Se alguém estiver interessado, vou fazer no decorrer da semana uma postagem com alguns pontos curiosos apresentados por Fernanda sobre a empresa.


Por fim, (sim, isso já passava das 17h), descobrimos que Papai Noel não existe, mas John "Maddog" Hall, sim!
Caímos de supetão na palestra do Maddog, pois sem saber, estavamos assistindo a da Fernanda no mesmo auditório onde em seguida seria a do Maddog.
O "Papai Noel do Linux" apresentou sobre o aniversário desse sistema que ele e tantos outros nerds como nós amamos: "Happy Birthday, Linux!".
Infelizmente, devido ao extremo cansaço, não consegui assistir a palestra do nosso amigo até o fim, sai antes e fui respirar um pouco de ar puro (sim, dentro do auditório estava abafado pacas), esperando a van da nossa caravana (Software Livre VS) partir.


Assim sendo, esse foi meu último dia no FISL 12.
Agora, dependendo como será o "passear da carruagem", só no próximo!
Até lá, seus nerds!

P.S.: As postagens sobre o evento não ficam por aqui, pois tenho mais material, o qual, no decorrer dos dias irei publicando.

2 comentários:

  1. Olá :D
    Legal que tenha assistido nossa palestra!
    Espero que tenha gostado!

    Thiago A. Lechuga

    ResponderExcluir
  2. Fala Thiago!

    Gostei sim, cara...

    Obrigado pelo comentário!

    Abraços!

    ResponderExcluir