sábado, 21 de maio de 2011

Hora da Tecnologia: Sistema de Gestão para Trabalhos de Conclusão de Curso

Continuando minhas experiências como participante das iniciativas do projeto Hora da Tecnologia na universidade onde estudo, pois para quem lembra, já escrevi uma postagem sobre o assunto aqui, na última semana (13/05/11) tivemos mais uma palestra, na qual, o tema principal foi a demonstração de um sistema de gerenciamento para o armazenamento e gestão de trabalhos de conclusão, desenvolvido por um ex-aluno da instituição.

Segundo Fernando Mertins (@fmertins), ministrante da palestra e criador do sistema apresentado, a iniciativa surgiu de seu trabalho de conslusão do curso de Ciência da Computação na universidade, percebido pelos seus orientadores e avaliadores o tamanho da inovação e potencial que o projeto possuia, o mesmo foi integrado ao grupo de sistemas da instituição, servindo inicialmente para gerenciar a produção e armazenamento dos TCC´s dos cursos de Ciência da Computação, sendo que hoje, a demanda já abriu espaço para a tarefa de agregar todos os cursos do ICET (Instituto de Ciências Exatas e Tecnológias).

Desenvolvido por meados de 2003, o sistema sustenta sua estrutura basicamente na linguagem PHP, fazendo uso de SQL nas entrelinhas do código.
Fernando comentou o uso de orientação a objetos no código desenvolvido, assim como também, herança em determinadas classes, justificando os padrões da época, nosso amigo considerou que o código merece diversas melhorias, pois, desde então, nunca foram feitas atualizações extremas no mesmo.

Vale ressaltar também que o palestrante admitiu que durante o desenvolvimento do seu trabalho foi quando ele teve o primeiro contato com o software livre, fazendo uso de ferramentas dessa classificação para a elaboração do mesmo, lembrando ainda que depois dessa época, nunca mais largou a "liberdade".

Diferente de outros sistemas da universidade, o TC-Online (como o sistema é chamado) é gerenciado pelo próprio Fernando, porém, roda nos servidores da instituição.
Ele explicou que a função dele é como um terceiro e salientou também que não descarta a venda do seu projeto para a universidade, ou quem sabe, o licenciamento.

Ao meu ver, a palestra pode ter servido de incentivo para alunos que tenham ideias aplicáveis, assim como o Fernando teve. Esse é o real sentido da Hora da Tecnologia, incentivar e fazer o devido networking entre os acadêmicos, e grande parte desses créditos são do professor Rodrigo Goulart (@rodrigogoulart), quem coordena a iniciativa.

2 comentários:

  1. Olá, parabéns pela matéria! Porém o link do Facebook não é meu, eu nem mesmo estou cadastrado no Facebook... :-)

    Lembrando que o foco principal da palestra não foi apresentar o sistema em si, mas sim os desafios que encontrei e as experiências vividas.

    Abraços, obrigado!
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando!

    Muito obrigado, cara!

    Poxa, desculpe pela gafe...
    Pesquisei teu nome no Facebook para ter uma referência a mais e acabei colocando o primeiro que achei...foi mal!

    Rapaz, com certeza, mesmo não tento ficado explícito na publicação, a ideia é perceber o teu esforço no desenvolvimento da aplicação, assim como também, tudo o que você agregou para a tua carreira profissional.
    Servindo como exemplo para acadêmicos como nós que estamos apenas no início...

    Parabéns pela palestra!
    No dia não consegui desejar pessoalmente, pois, o professor já estava na sala esperando...

    Tenha uma ótima semana!

    Abraços!

    ResponderExcluir