quarta-feira, 2 de março de 2011

Falha no Gmail: Double FAIL

Na madruga de domingo para segunda-feira (28/03), milhares de contas de E-mail cadastradas no Gmail foram afetadas por um bug.

O mesmo fazia com que quando o usuário tentava acessar a sua conta, recebia mais uma vez as "boas vindas" da Google, como se estivesse se cadastrando novamente (do zero) no webmail da empresa.

Os mais assustadinhos acreditaram realmente que haviam perdido todas a mensagens, contatos, conversas no comunicador Google Talk, armazenados durante anos e anos...quem mandou não fazer backup, seus manés?

Acreditava-se até o início da semana, que cerca de 150 mil contas foram afetadas, chegando a uma média de 0,08% dos usuários, porém, os indices foram atualizados, e parece que somente 0,02% das contas sofreram com os problemas.

UFA!

Bom, mas como a Google não é uma empresinha "fundo de quintal", eles tinham backup de tudo.
Até o final da última terça-feira (1º/03), os técnicos estavam trabalhando a todo vapor, restaurando todos os arquivos "backupeados" das fitas magnéticas e...EI! PERA AÍ!
O Google utiliza backups em fitas magnéticas?

Bom, não que isso seja algo proíbido, mas, que é um procedimento um tanto estranho para uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, não podemos negar que é.

O vice-presidente de engenharia da empresa, Ben Treynor, em resposta a diversos questionamentos quanto ao ocorrido, e principalmente sobre as mídias usadas na restauração dos backups, informou que casos raros em que várias cópias de backups são afetadas acontecem, e esse é um deles.

É...não podemos julgar nem criticar ninguém, casos raros realmente acontecem.

x D

Fonte: Meio Bit e Infosfera - ClicRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário