domingo, 9 de janeiro de 2011

Sites do governo são atacados

Se você leu o título dessa notícia e pensou: "de novo???", provavelmente você já leu ela em alguma outra fonte dias atrás, mas, fique tranquilo...é sobre os ataques do dia anterior a posse da presidente ainda.

Pois é!
Como vocês perceberam, os sites do governo brasileiro (brasil.gov e presidencia.gov) foram atacados no domigo (2 de janeiro), um dia após a posse da presidente Dilma Rousseff.

Segundo o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) os ataques foram baseados no clássico DDOS (Distributed Denial of Service), onde o mesmo se baseia em efetuar diversas requisições ao endereço o qual deseja ser atacado, fazendo assim, com que o mesmo fique instável ou mesmo inoperante.

O Serpro também confirmou que os ataques partiram de um grupo de hackers. Intitulados como "Fatal Error Crew", os hackers assumiram ter feito somente por diversão, e dizem não ter medo das consequências.
Eles ainda completam que o ataque também partiu pela indignação dos resultados das eleições presidenciais e acham que os eleitores deveriam escolher melhor seus candidatos.

Bom, o que nós meros mortais informatas vamos dizer...infelizmente o DDOS é um dos ataques mais usados hoje em dia, e por mais que os softwares utilizados para prevenir possam ajudar, não existe nada 100% confiável.

E o que talvez podemos tirar como exemplo sobre esse caso, é o princípio de uma guerra cibernética, onde as armas serão os computadores, os alvos serão os sistemas de grandes orgãos do país e os soldados serão nerds que manjam técnicas de hackerismo como ninguém.

Fonte: G1 Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário